Olá, boa tarde! Gostaria de saber qual a forma correta de escrita nesse trecho: Pode ou podem
"Transtorno Depressivo Persistente (TDP), também conhecido como Distimia, é caracterizado pelos sintomas depressivos recorrentes de intensidade moderada, sem remissão, com duração de no mínimo um ano em crianças e adolescentes. Já em adultos, podem/pode se estender por pelo menos dois anos. Além disso, o indivíduo com o transtorno apresenta episódios de humor deprimido na maior parte do tempo e quase todos os dias."
Nossa intenção maior não é dar o peixe, mas ensinar a pescar e levar o consulente a desenvolver o seu raciocínio crítico, sua capacidade de análise, avaliação, compreensão e discernimento.
Temos aí um caso de concordância verbal e, como se sabe, a regra geral da concordância verbal estabelece que o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Para encontrar/identificar o sujeito do verbo, basta fazer a seguinte pergunta a ele: o que pode se estender por pelo menos dois anos?
A resposta pode ser Transtorno Depressivo Persistente (TDP) ou sintomas depressivos recorrentes de intensidade moderada. Cabe ao autor do texto decidir e dizer para o leitor (destinatário da mensagem) a qual dos dois ele quer se referir: se a Transtorno Depressivo Persistente (TDP) ou a sintomas depressivos recorrentes de intensidade moderada. Se ao primeiro, o verbo fica no singular (pode); se ao segundo, o verbo vai para o plural (podem).
Queremos crer que a concordância mais apropriada seja com sintomas depressivos recorrentes de intensidade moderada, e não com Transtorno Depressivo Persistente (TDP). Se o verbo concorda com o sujeito e este está no plural, o verbo deve ir para o plural: podem. Assim ficaria:
Já em adultos, [eles, os sintomas depressivos recorrentes de intensidade moderada] podem se estender por pelo menos dois anos.
É isso.
Macílio
A forma correta de escrita é "pode" porque o verbo está concordando com o sujeito
"Transtorno Depressivo Persistente (TDP)", que é singular. Mesmo que se refira a adultos, a concordância segue a regra de concordância com o sujeito principal da frase.
"Pode" seria a forma correta, pois está concordando com "Transtorno Depressivo Persistente (TDP)."
Olá tudo bem Rozana? Então vamos lá, nesse caso o correto seria podem, pois o verbo flexiona de acordo com o sujeito, e no caso do seu trecho o sujeito desse verbo seriam os sintomas depressivos (no plural) o que por sua vez exige a flexão do verbo. Obrigado pela atenção, espero ter ajudado!
O certo é podem, já que o sujeito desse verbo está no plural: sintomas. :)
A forma correta de dizer é “podem”. Por exemplo, quando falamos “Já em adultos, podem se estender por pelo menos dois anos”, estamos nos referindo a um grupo de pessoas, os adultos. Então, mesmo que estejamos falando de uma situação geral sobre o TDP, o verbo precisa concordar com o sujeito “adultos”, que é plural. É como se a frase estivesse dando uma ideia geral sobre um grupo de pessoas. Então, nesse caso, “podem” é a escolha correta neste contexto.
"Pode" porque 'transtorno' está no singular
Rozana, concorda no plural: "os sintomas posem se estender".
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.