Leia os trechos a seguir.
I. A confiança nos amigos ajudou Cláudia a superar o problema.
II. A confiança dos ajudou Cláudia a superar o problema.
a) Qual frase apresenta complemento nominal? Por quê ?
b) Qual frase apresenta adjunto adnominal? Por quê ?
Kele, veja:
I. nos amigos - complemento nominal, pois complementa o sentido e sofre a ação: os amigos recebem a confiança.
II. dos amigos - adjunto, pois caracteriza o nome e é agente: os amigos confiam.
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Kele,
Na primeira frase (A "confiança nos amigos...”) temos complemento nominal e, na segunda frase (A "confiança dos amigos...”), temos adjunto adnominal. Vejamos por quê:
Para determinar se uma expressão é adjunto adnominal ou complemento nominal, precisamos entender a função que ela desempenha em relação ao substantivo a que se refere.
Na frase I, "nos amigos" é um complemento nominal. O complemento nominal completa o sentido de um substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio, geralmente introduzido por preposição. Aqui, "confiança" é um substantivo abstrato e "nos amigos" completa o sentido desse substantivo, indicando em quem Cláudia confia.
Na frase II, "dos amigos" é um adjunto adnominal. O adjunto adnominal caracteriza ou especifica um substantivo, no caso “confiança”, indicando que ela pertence aos amigos, ou seja, é a confiança deles, a confiança que eles têm. Portanto, "dos amigos" é um adjunto adnominal, pois qualifica o substantivo "confiança", indicando posse.
Resumindo:
Olá, Kele!
Na frase I, "A confiança nos amigos ajudou Cláudia a superar o problema", conforme o termo destacado, nós temos um complemento nominal porque completa o sentido do substantivo "confiança", e geralmente os complementos nominais são preposicionado (Confiança em quê?/ "Em + o= no). O substantivo "confiança" precisa ser completado. E "nos amigos" é o termo que completa esse sentido, indicando em quem Cláudia tem confiança.
O Adjunto Nominal é o termo que vai se referir a um nome, que pode ser adjetivo, artigos, pronomes e numerais ou locuções adjetivas (duas ou mais palavras com valor de adjetivo, formadas por preposição + substantivo ou preposição + advérbio.
Na frase II: "A confiança dos colegas ajudou Cláudia a superar o problema", quanto ao termo destacado, nós temos um adjunto adnominal, pois "dos colegas" é uma locução adjetiva que funciona como um adjunto adnominal. O adjunto vai caracterizar o substantivo, e está especificando de quem é a confiança, que seria dos colegas.
Logo, complemento tem a função de completar o sentido de uma palavra, seja nominal ou verbal. Já o adjunto, vai se referir ou caracterizar, o substantivo ou o verbo, pois ele estará sempre junto dele.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Oi !
a) A frase I apresenta complemento nominal, pois "nos amigos" complementa o substantivo "confiança", indicando em quem Cláudia confiava.
b) A frase II apresenta adjunto adnominal, pois "dos amigos" acompanha o substantivo "confiança", acrescentando informações sobre a confiança de Cláudia.
I. **A confiança nos amigos ajudou Cláudia a superar o problema.**
II. **A confiança dos ajudou Cláudia a superar o problema.**
### a) Qual frase apresenta complemento nominal? Por quê?
**Resposta:** A frase I apresenta um complemento nominal. O complemento nominal é um termo que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo) e geralmente é introduzido por uma preposição.
No caso da frase I, "nos amigos" é um complemento nominal que completa o sentido do substantivo "confiança", indicando em quem a confiança se baseia.
### b) Qual frase apresenta adjunto adnominal? Por quê?
**Resposta:** A frase II apresenta um adjunto adnominal. O adjunto adnominal é um termo que acrescenta uma característica, qualidade ou posse ao substantivo, geralmente sem a necessidade de preposição.
Na frase II, "dos" (que se refere a "amigos") funciona como adjunto adnominal, pois indica a posse, especificando a quem pertence a confiança (neste caso, a confiança dos amigos). Contudo, falta o substantivo que seria parte desse adjunto. A frase parece incompleta.
Portanto, reforçando:
- **Frase I**: "A confiança nos amigos" - complemento nominal.
- **Frase II**: "A confiança dos" - adjunto adnominal, apesar de estar tecnicamente incompleta.