Foto de Francisco C.
Francisco há 6 anos
Enviada pelo
Site

Tempo do verbo obter na frase

"Que possibilitem aos empregados obter informações" "Que possibilitem aos empregados obterem informações"
Português Ensino Médio
5 respostas
Professora Jéssica R.
Respondeu há 6 anos
Contatar Jéssica
O correto é "obter informações", já que o outro verbo já está no plural, o segundo verbo deve vir no singular, salvo se for uma locução verbal. Ex: Os sapatos foram comprados ontem. Nesse caso, os dois ficam no plural, pois o verbo "ser" é auxiliar.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Marco S.
Respondeu há 6 anos
Contatar Marco Polo
Boa tarde, Francisco! Para entender essa, você precisa ver a regência do verbo possibilitar. Possibilitar é um verbo bitransitivo: possibilitar algo para alguém, exemplo: Desejo bebedouros que possibilitem água aos empregados. Água é o objeto direto Aos empregados objeto indireto. O mesmo ocorre na frase que você escreveu: Obter informações é objeto direto (obter, nesse caso, é um verbo substantivado, o ato de obter, e não tem sujeito, portanto, não vai para o plural) Aos empregados é objeto indireto (Aos empregados não é sujeito de obter) Por fim, respondendo sua pergunta, obter não apresenta tempo verbal já que assume a função de substantivo. Desejo uma ótima tarde para você.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Milena A.
Respondeu há 6 anos
Contatar Milena


Que possibilitem aos empregados obter informações.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Vitor D.
Respondeu há 6 anos
Contatar Vitor
Francisco, boa tarde! A forma correta é: "Que possibilitem aos empregados obter informações." Veja bem! Estamos diante de um período composto por subordinação. A oração "...obter informações." é uma oração subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo, nesse caso, a oração "obter informações" é complemento do verbo "possibilitar" , empregado, na frase, como bitransitivo, - possibilita isso aos empregados - isso está substituindo a oração "obter informações". Por isso que a forma acima é a correta. Espero ter ajudado. Aquele abraço!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Maria C.
Respondeu há 6 anos
Contatar Maria
A segunda está correta

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa