Olá,
Repare na seguinte frase "a língua portuguesa deixando de ser coadjuvante para se tornar protagonista na música internacional". Levando em consideração que a palavra "coadjuvante", segundo o dicionário de português da Academia Brasileira de Letras, remete a "ator ou atriz que atua em papéis secundários; auxílio, ajuda", o termo foi bem empregado na frase?
Obrigado!
João Paulo, as palavras são usadas em diversas acepções. Nesse caso, "coadjuvante" significa "que ou o que coadjuva, auxilia ou concorre para um objetivo comum". Sendo assim, nossa rica língua deixa de ser auxiliar para ser o agente principal nessa área, a saber, a música internacional. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.
Oi, João Paulo! Quando consideramos o sentido da frase, o termo foi bem empregado, mas no sentido conotativo, ou seja, no sentido figurado. Quando pensamos na língua portuguesa deixando de ser coadjuvante, digamos, com menor incidência de foco, sendo assim secundária, podemos facilmente associar ao termo descrito pelo dicionário como "atriz ou ator que atua em papéis secundários", mantendo o sentido.
Espero ter ajudado, bons estudos :)