Ácidos monopróticos são aqueles que podem doar apenas um próton (H?) por molécula quando se dissociam em solução aquosa. Para identificar um ácido monoprótico, você pode observar a estrutura química do ácido e verificar quantos prótons ionizáveis (ou ácidos) ele possui.
A razão pela qual o ácido acético (CH?COOH) é considerado monoprótico, apesar de ter mais de um hidrogênio em sua fórmula, é que ele possui apenas um hidrogênio que participa efetivamente da dissociação ácida e da doação de um próton na reação química.
Quando o ácido acético se dissocia em água, a reação é a seguinte:
[ \text{CH}_3\text{COOH} \leftrightarrow \text{CH}_3\text{COO}^- + \text{H}^+ ]
Aqui, apenas o hidrogênio que está ligado ao grupo carboxila (–COOH) é o que é doado. Os outros hidrogênios do grupo metila (–CH?) não estão disponíveis para se comportar como ácidos.
Portanto, a característica chave de um ácido monoprótico é que ele só possui um hidrogênio que pode ser efetivamente ionizado e atuar como próton em uma reação química, mesmo que a estrutura contenha outros hidrogênios que não participam desse processo.
Olá Rosângela, boa tarde! Para identificarmos um ácido monoprótico, temos de ter uma substância com apenas um hidrogênio ácido e/ou ionizável. E o que isso significa? Significa um hidrogênio de baixo valor de pKa, o qual ao ser abstraído digamos por uma base, dê origem a uma estrutura iônica chamada de base conjugada. No caso do ácido acético, temos justamente isso! O hidrogênio da carboxila (COOH) é ácido por conta do efeito elétron-retirador da carboxila, o que o torna bastante ácido e facilmente removido pela base, sendo então o ácido acético classificado com ácido monoprótico por esta razão. Um maior entendimento de ácido e bases em química orgânica trará maior esclarecimentos sobre acidez e basicidade de substâncias orgânicas. Caso tenha mais dúvidas e interesse em aprender mais, podemos conversar para possíveis aulas.
Abraços
Atenciosamente
Leonardo Mello