b) 24 eletrons de valencia
c) 20
d) dois são sp3 e 1 é sp2
(a) A estrutura de Lewis da acetona (CH3COCH3) pode ser representada da seguinte forma:
H H
| |
H - C = C - C - O - C - H
| |
H H
(b) Para determinar o número total de elétrons de valência na molécula de acetona, somamos os elétrons de valência de cada átomo presente. O carbono tem 4 elétrons de valência, o hidrogênio tem 1 elétron de valência e o oxigênio tem 6 elétrons de valência.
Número total de elétrons de valência na acetona: 3 carbonos × 4 elétrons de valência = 12 elétrons 6 hidrogênios × 1 elétron de valência = 6 elétrons 1 oxigênio × 6 elétrons de valência = 6 elétrons
Total = 12 + 6 + 6 = 24 elétrons de valência.
(c) Para determinar quantos elétrons de valência são usados para fazer todas as ligações na molécula de acetona, consideramos que cada ligação covalente (simples) utiliza 2 elétrons de valência.
A molécula de acetona tem um total de 9 ligações covalentes (3 ligações C-H e 6 ligações C-C e C-O).
Número total de elétrons de valência usados para fazer todas as ligações: 9 ligações × 2 elétrons por ligação = 18 elétrons de valência.
(d) A hibridização dos átomos de carbono na molécula de acetona pode ser determinada com base na geometria e nas ligações formadas.
Os átomos de carbono nos extremos da cadeia (ligados a hidrogênios) estão ligados a quatro grupos diferentes, portanto, eles possuem uma hibridização sp3. Essa hibridização permite uma geometria tetraédrica em torno desses átomos de carbono.
O átomo de carbono no meio da cadeia está ligado a três grupos diferentes (dois átomos de carbono e um oxigênio), portanto, ele possui uma hibridização sp2. Essa hibridização permite uma geometria plana (trigonal) em torno desse átomo de carbono.
Portanto, a hibridização dos átomos de carbono na molécula de acetona é: