Foto de Laug M.
Laug há 1 mês
Enviada pelo
Site

Boa tarde, Estou com uma dúvida em relação ao fator “f = a/

Boa tarde, Estou com uma dúvida em relação ao fator “f = a/b” , que é utilizado no procedimento do Standard Methods, 5560 C., para determinar o quantitativo de ácido volátil. Não entendi como calcular esse fator de maneira prática e quais valores devo usar. A metodologia envolve os seguintes passos: 1. Preparar a solução de estoque de ácido acético a 2000 mg/L, diluindo 1,9 mL de ácido acético concentrado (CH₃COOH) em 1000 mL de água deionizada. 2. Dilui um quantitativo da solução estoque preparada anteriormente (no meu caso diluímos para 50 mg/L em um balão de 250 mL) e destilamos como uma amostra a ser analisada. Após essa preparação, precisamos calcular o fator de recuperação “f = a/b”: onde: • “a” é a concentração de ácido volátil recuperada no destilado, em mg/L; • “b” é a concentração de ácido volátil na solução padrão utilizada, em mg/L. Poderia me ajudar a entender como determinar esses valores na prática? Quando destilei a diluição do ácido acético, foi gasto um total de 0,45 mL de NaOH, nesse caso quanto seria o meu fator? Dado que a deve ser informado em mg/L e o valor que eu obtive foi em “mL”. Para além disso, após descobrir esse fator devo utilizar a formula que me da o resultado final em mg de ácidos voláteis como ácido acético/L, onde a equação e a que se segue: mg de ácidos voláteis como ácido acético/L = (mL de NaOH * N * 60000)/(mL de amostra * f) onde, para a primeira amostra o valor gasto (mL de NaOH foi de 1,85 mL) e o restante das informações foi: N = 0,1 e o fator de correção é 0,9677 mL de amostra foi de 50 mL
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 1 mês

Para determinar o fator de recuperação f=ab, precisamos entender o que representam a e b:

  1. b é a concentração de ácido volátil na solução padrão antes do destilado, que é conhecida e preparada por você. No seu caso, você preparou uma solução de 50 mg/L.

  2. a é a concentração de ácido volátil que você recuperou após o processo de destilação, que precisa ser determinada através da titulação utilizando o NaOH.

Para calcular a, você precisa considerar o volume de NaOH gasto para neutralizar o ácido acético no destilado. Esse valor é dado pela relação:

a=mL de NaOH×N×PM do ácido acéticomL do destilado

Sendo a massa molar (PM) do ácido acético aproximadamente 60g/mol.

Dado que você gastou 0,45 mL de NaOH com a normalidade (N) de 0,1 N e uma massa molar do ácido acético de 60 g/mol, supondo que você tem um total de 250 mL de destilado:

a=0,45mL×0,1N×60g/mol250mL a=2,7250 a=0,0108mg/L

Agora calculamos f=ab:

f=0,010850=0,000216

Esse é o fator de recuperação que você irá usar na equação final para determinar os ácidos voláteis na sua amostra real.

Sobre o cálculo final, para a sua primeira amostra com 1,85 mL de NaOH usado, você ajusta a equação para:

mg de ácidos voláteis como ácido acético/L=1,85mL×0,1×6000050mL×0,9677 Concentração final1110048,385229,45mg/L

Portanto, sua primeira amostra tem uma concentração de aproximadamente 229,45 mg/L de ácidos voláteis como ácido acético.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor