Para calcular o fator de recuperação "f = a/b" de acordo com o procedimento descrito, precisamos entender o que representam "a" e "b".
"b" é a concentração de ácido volátil na solução padrão que você preparou antes de destilar, que é de 50 mg/L conforme você menciona. Este valor vem da diluição da solução estoque original (2000 mg/L) para a concentração de 50 mg/L.
"a" - Concentração Recuperada no Destilado:
Para calcular "a":
60,000 mg/mol é o fator de conversão de moles de ácido acético para miligramas.
Este cálculo lhe dará o valor "a" em mg/L.
Uma vez que você tenha "a", você pode calcular o fator de recuperação:
Agora, use este fator para calcular a concentração de ácidos voláteis em sua amostra real:
Para a primeira amostra onde o volume de NaOH usado foi 1,85 mL, e usando a equação:
Execute este cálculo para obter a concentração final de ácidos voláteis como ácido acético/L na amostra analisada. Se o resultado estiver fora do aceitável, você pode reavaliar cada passo para verificar os cálculos e procedimentos.
Para calcular o fator de recuperação f = a/b na prática, siga estes passos: Primeiro, defina os valores de "a" e "b". O valor "a" corresponde à concentração de ácido volátil obtida no destilado, ou seja, o resultado da sua destilação em mg/L. Já o valor "b" é a concentração de ácido volátil presente na solução padrão que você usou para o teste — no seu caso, essa concentração foi de 50 mg/L após a diluição inicial do ácido acético.
Para calcular "a" com base no volume de NaOH, use o volume total de NaOH gasto (0,45 mL) na titulação do destilado, em conjunto com a normalidade do NaOH, que é 0,1, e o volume de amostra, que foi 50 mL. Multiplique o volume de NaOH pelo fator de conversão 60000, pelo valor da normalidade e, em seguida, divida pelo volume da amostra em mL. Isso lhe dará a concentração de ácido acético em mg/L, que será o valor de "a".
Com "a" em mãos, divida-o por "b" (que é 50 mg/L) para obter o fator de recuperação "f". Esse valor "f" será então usado para calcular o teor final de ácidos voláteis como ácido acético na amostra.
Na fórmula para o cálculo final, substitua os valores conforme necessário. Use a quantidade de NaOH total gasta (1,85 mL) multiplicada pela normalidade (0,1), pelo fator de conversão 60000, e divida pelo volume da amostra em mL multiplicado pelo fator "f". O resultado será a concentração final de ácidos voláteis como ácido acético em mg/L. Verifique se o resultado está dentro dos valores aceitáveis; caso contrário, reveja a fórmula para entender o que pode ter ocorrido.