Letra e). A eletrólise está utilizando o NaCl em meio aquoso, portanto, tem os cátions H+ e Na+, e os ânions Cl- e OH-. De acordo com as ordens de prioridade dos cátions e ânions, nessa eletrólise, o Na+ e o Cl- são os íons que sofrem descarga, assim:
Redução: Na+ + 1e ? Na(s)
Oxidação: 2Cl- ? 2e + Cl2(g)
Como o número de mol deve ser igualado, nessa eletrólise, ocorre a utilização de 2 mol de elétrons, o que corresponde a 2 faraday. Assim, para formar 2 mol de material, é necessária a utilização de 4 faraday. A diferença entre Coulomb e Faraday é que o Coulomb é uma unidade de carga elétrica e o Faraday é uma constante que relaciona a carga elétrica à quantidade de substância produzida em uma eletrólise.
A carga elétrica é medida em coulombs (C) e representa a quantidade de elétrons que passam por um ponto em um circuito elétrico. A corrente elétrica é medida em amperes (A) e representa a taxa de fluxo de carga elétrica.
O número de mols de substância produzida em uma eletrólise está relacionado à carga elétrica que passa através do circuito. A constante de Faraday (F) relaciona a quantidade de carga (em coulombs) à quantidade de substância produzida em mols durante a eletrólise.