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Eduardo há 6 meses
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Explosão desconhecida

Olá Prezados.  Gostaria muito de saber qual é a transformação físico-química (noção) da explosão do diesel dentro da câmara de combustão de um motor frio de um caminhão. Pois é necessário uma bomba injetora com pressão para injetá-lo e no momento da sua compressão milhares de gotículas de ar e diesel são comprimidas e acontece o meu mistério da explosão. Obrigado. Por que explode sem faísca elétrica.  Poderia me responder no meu e-mail: perrellaeduardo8@gmail.com

 

Professor Carlos S.
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A explosão do diesel dentro da câmara de combustão de um motor a diesel, mesmo quando o motor está frio, é um processo complexo que envolve várias transformações físico-químicas. Aqui está uma descrição detalhada desse processo:

Processo Físico-Químico da Explosão do Diesel:

  1. Compressão do Ar e do Diesel:

    • Admissão: O ar é admitido na câmara de combustão.
    • Injeção de Diesel: A bomba injetora injeta o diesel na câmara de combustão sob alta pressão. O diesel é pulverizado em finas gotículas, misturando-se com o ar.
  2. Compressão:

    • Alta Compressão: O pistão se move para cima, comprimindo a mistura de ar e diesel. Durante a compressão, a pressão e a temperatura dentro da câmara de combustão aumentam significativamente.
    • Calor de Compressão: De acordo com a lei dos gases ideais (PV = nRT), quando o volume diminui (compressão), a temperatura aumenta. Essa alta temperatura é suficiente para iniciar a combustão do diesel.
  3. Ignição Espontânea:

    • Temperatura de Autoignição: O diesel tem uma temperatura de autoignição relativamente baixa (cerca de 210-280°C). A compressão eleva a temperatura do ar acima dessa temperatura de autoignição, causando a ignição espontânea do diesel sem a necessidade de uma faísca elétrica.
    • Oxidação Rápida: Quando o diesel atinge sua temperatura de autoignição, ele começa a oxidar rapidamente. As moléculas de diesel reagem com o oxigênio do ar, liberando calor.
  4. Combustão:

    • Explosão: A combustão rápida libera uma grande quantidade de energia na forma de calor e pressão. Esta rápida liberação de energia é o que chamamos de "explosão".
    • Produção de Gases: A combustão do diesel produz dióxido de carbono (CO?), água (H?O), óxidos de nitrogênio (NO?) e outras substâncias. A rápida expansão desses gases empurra o pistão para baixo, convertendo a energia térmica em trabalho mecânico.

Razão pela Qual Explode Sem Faísca Elétrica:

  • Compressão e Temperatura: Nos motores a diesel, a ignição é obtida pela compressão. O ar é comprimido a uma pressão tão alta que a temperatura resultante é suficiente para causar a combustão espontânea do diesel. Isso é diferente dos motores a gasolina, que usam uma faísca para iniciar a combustão.
  • Autoignição: O diesel possui uma propriedade chamada de autoignição, onde ele inflama quando atinge uma certa temperatura sem a necessidade de uma faísca externa.

Resumo do Processo:

  1. Admissão de Ar: O ar entra na câmara de combustão.
  2. Injeção de Diesel: O diesel é injetado sob alta pressão.
  3. Compressão: O pistão comprime a mistura ar-diesel, aumentando a temperatura.
  4. Ignição Espontânea: A temperatura elevada causa a combustão do diesel.
  5. Combustão/Explosão: A rápida combustão expande os gases, movendo o pistão.

Importância da Bomba Injetora:

A bomba injetora é crucial porque ela garante que o diesel seja injetado na câmara de combustão na forma de uma fina névoa, o que facilita a mistura com o ar e promove uma combustão mais eficiente. A alta pressão de injeção também ajuda a garantir que o diesel se disperse adequadamente e atinja a temperatura de autoignição de maneira uniforme dentro da câmara.

Este processo é fundamental para o funcionamento eficiente dos motores a diesel e demonstra como as propriedades físico-químicas dos combustíveis são aproveitadas em aplicações práticas.

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Professor Edward J.
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Respondeu há 6 meses
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Combustão do Diesel em Motores Diesel

1. Princípio de Funcionamento dos Motores Diesel: Os motores diesel funcionam com base na ignição por compressão. Ao contrário dos motores a gasolina, que utilizam velas de ignição para criar uma faísca que acende a mistura ar-combustível, os motores diesel dependem da compressão do ar para acender o combustível.

2. Compressão do Ar: Quando o pistão do motor diesel se move para cima no cilindro, ele comprime o ar que foi admitido na câmara de combustão. A compressão do ar aumenta a sua pressão e temperatura de forma significativa. Em motores diesel, a relação de compressão é muito alta, geralmente entre 14:1 e 22:1, o que resulta em temperaturas muito elevadas dentro da câmara de combustão, frequentemente acima de 500°C.

3. Injeção do Diesel: No momento certo, uma bomba injetora de alta pressão injeta diesel atomizado (em forma de finas gotículas) diretamente na câmara de combustão, onde o ar já está comprimido e quente.

4. Ignição por Compressão: Devido à alta temperatura do ar comprimido, o diesel atomizado autoignita (entra em combustão espontaneamente) sem a necessidade de uma faísca. A mistura de ar quente e combustível cria as condições necessárias para a combustão. A energia liberada na combustão rápida e intensa do diesel expande os gases, que empurram o pistão para baixo, gerando o movimento que é convertido em trabalho mecânico para mover o veículo.

Processo Físico-Químico

Transformação Físico-Química:

  • Compressão: O pistão comprime o ar na câmara, aumentando a sua temperatura.
  • Injeção: O diesel é injetado em alta pressão na forma de gotículas finas.
  • Mistura: As gotículas de diesel se misturam com o ar quente.
  • Autoignição: A alta temperatura do ar causa a combustão espontânea do diesel.
  • Combustão: A combustão do diesel libera energia térmica e expande os gases dentro da câmara de combustão.

Por que Explode Sem Faísca?

A ignição em motores diesel ocorre sem faísca elétrica devido à compressão adiabática do ar:

  • Adiabática: A compressão rápida não permite a perda de calor, resultando em um aumento substancial de temperatura.
  • Autoignição: O ponto de autoignição do diesel é de cerca de 210°C a 230°C. A compressão do ar no motor diesel eleva a temperatura além desse ponto, permitindo que o diesel se inflame espontaneamente.

Conclusão

A explosão do diesel em um motor frio de caminhão ocorre por ignição por compressão, onde o aumento de temperatura devido à compressão adiabática do ar é suficiente para causar a autoignição do diesel injetado. Esta transformação físico-química não necessita de uma faísca elétrica, pois a temperatura alta gerada pela compressão do ar é suficiente para iniciar a combustão do combustível.

Espero que essa explicação tenha esclarecido o mistério da explosão do diesel em motores diesel. Se precisar de mais informações, sinta-se à vontade para perguntar!

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Professor Paulo Q.
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Respondeu há 6 meses
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Olá Eduardo! Diferente da gasolina ou álcool. O Diesel entra em combustão por pressão. A mistura de ar e Diesel aspergido na câmera é comprimida até que o diesel entre em combustão! Apenas o aumento da pressão faz com que isto ocorra! Obs: se você colocar fogo no Diesel ele não entra em combustão. Espero ter ajudado!

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