Foto de Eduardo P.
Eduardo há 6 meses
Enviada pelo
Site

Explosão desconhecida

Olá Prezados.  Gostaria muito de saber qual é a transformação físico-química (noção) da explosão do diesel dentro da câmara de combustão de um motor frio de um caminhão. Pois é necessário uma bomba injetora com pressão para injetá-lo e no momento da sua compressão milhares de gotículas de ar e diesel são comprimidas e acontece o meu mistério da explosão. Obrigado. Por que explode sem faísca elétrica.  Poderia me responder no meu e-mail: perrellaeduardo8@gmail.com

 

Professor Carlos S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 meses
Contatar Carlos Eduardo

A explosão do diesel dentro da câmara de combustão de um motor a diesel, mesmo quando o motor está frio, é um processo complexo que envolve várias transformações físico-químicas. Aqui está uma descrição detalhada desse processo:

Processo Físico-Químico da Explosão do Diesel:

  1. Compressão do Ar e do Diesel:

    • Admissão: O ar é admitido na câmara de combustão.
    • Injeção de Diesel: A bomba injetora injeta o diesel na câmara de combustão sob alta pressão. O diesel é pulverizado em finas gotículas, misturando-se com o ar.
  2. Compressão:

    • Alta Compressão: O pistão se move para cima, comprimindo a mistura de ar e diesel. Durante a compressão, a pressão e a temperatura dentro da câmara de combustão aumentam significativamente.
    • Calor de Compressão: De acordo com a lei dos gases ideais (PV = nRT), quando o volume diminui (compressão), a temperatura aumenta. Essa alta temperatura é suficiente para iniciar a combustão do diesel.
  3. Ignição Espontânea:

    • Temperatura de Autoignição: O diesel tem uma temperatura de autoignição relativamente baixa (cerca de 210-280°C). A compressão eleva a temperatura do ar acima dessa temperatura de autoignição, causando a ignição espontânea do diesel sem a necessidade de uma faísca elétrica.
    • Oxidação Rápida: Quando o diesel atinge sua temperatura de autoignição, ele começa a oxidar rapidamente. As moléculas de diesel reagem com o oxigênio do ar, liberando calor.
  4. Combustão:

    • Explosão: A combustão rápida libera uma grande quantidade de energia na forma de calor e pressão. Esta rápida liberação de energia é o que chamamos de "explosão".
    • Produção de Gases: A combustão do diesel produz dióxido de carbono (CO?), água (H?O), óxidos de nitrogênio (NO?) e outras substâncias. A rápida expansão desses gases empurra o pistão para baixo, convertendo a energia térmica em trabalho mecânico.

Razão pela Qual Explode Sem Faísca Elétrica:

  • Compressão e Temperatura: Nos motores a diesel, a ignição é obtida pela compressão. O ar é comprimido a uma pressão tão alta que a temperatura resultante é suficiente para causar a combustão espontânea do diesel. Isso é diferente dos motores a gasolina, que usam uma faísca para iniciar a combustão.
  • Autoignição: O diesel possui uma propriedade chamada de autoignição, onde ele inflama quando atinge uma certa temperatura sem a necessidade de uma faísca externa.

Resumo do Processo:

  1. Admissão de Ar: O ar entra na câmara de combustão.
  2. Injeção de Diesel: O diesel é injetado sob alta pressão.
  3. Compressão: O pistão comprime a mistura ar-diesel, aumentando a temperatura.
  4. Ignição Espontânea: A temperatura elevada causa a combustão do diesel.
  5. Combustão/Explosão: A rápida combustão expande os gases, movendo o pistão.

Importância da Bomba Injetora:

A bomba injetora é crucial porque ela garante que o diesel seja injetado na câmara de combustão na forma de uma fina névoa, o que facilita a mistura com o ar e promove uma combustão mais eficiente. A alta pressão de injeção também ajuda a garantir que o diesel se disperse adequadamente e atinja a temperatura de autoignição de maneira uniforme dentro da câmara.

Este processo é fundamental para o funcionamento eficiente dos motores a diesel e demonstra como as propriedades físico-químicas dos combustíveis são aproveitadas em aplicações práticas.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Edward J.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 meses
Contatar Edward

Combustão do Diesel em Motores Diesel

1. Princípio de Funcionamento dos Motores Diesel: Os motores diesel funcionam com base na ignição por compressão. Ao contrário dos motores a gasolina, que utilizam velas de ignição para criar uma faísca que acende a mistura ar-combustível, os motores diesel dependem da compressão do ar para acender o combustível.

2. Compressão do Ar: Quando o pistão do motor diesel se move para cima no cilindro, ele comprime o ar que foi admitido na câmara de combustão. A compressão do ar aumenta a sua pressão e temperatura de forma significativa. Em motores diesel, a relação de compressão é muito alta, geralmente entre 14:1 e 22:1, o que resulta em temperaturas muito elevadas dentro da câmara de combustão, frequentemente acima de 500°C.

3. Injeção do Diesel: No momento certo, uma bomba injetora de alta pressão injeta diesel atomizado (em forma de finas gotículas) diretamente na câmara de combustão, onde o ar já está comprimido e quente.

4. Ignição por Compressão: Devido à alta temperatura do ar comprimido, o diesel atomizado autoignita (entra em combustão espontaneamente) sem a necessidade de uma faísca. A mistura de ar quente e combustível cria as condições necessárias para a combustão. A energia liberada na combustão rápida e intensa do diesel expande os gases, que empurram o pistão para baixo, gerando o movimento que é convertido em trabalho mecânico para mover o veículo.

Processo Físico-Químico

Transformação Físico-Química:

  • Compressão: O pistão comprime o ar na câmara, aumentando a sua temperatura.
  • Injeção: O diesel é injetado em alta pressão na forma de gotículas finas.
  • Mistura: As gotículas de diesel se misturam com o ar quente.
  • Autoignição: A alta temperatura do ar causa a combustão espontânea do diesel.
  • Combustão: A combustão do diesel libera energia térmica e expande os gases dentro da câmara de combustão.

Por que Explode Sem Faísca?

A ignição em motores diesel ocorre sem faísca elétrica devido à compressão adiabática do ar:

  • Adiabática: A compressão rápida não permite a perda de calor, resultando em um aumento substancial de temperatura.
  • Autoignição: O ponto de autoignição do diesel é de cerca de 210°C a 230°C. A compressão do ar no motor diesel eleva a temperatura além desse ponto, permitindo que o diesel se inflame espontaneamente.

Conclusão

A explosão do diesel em um motor frio de caminhão ocorre por ignição por compressão, onde o aumento de temperatura devido à compressão adiabática do ar é suficiente para causar a autoignição do diesel injetado. Esta transformação físico-química não necessita de uma faísca elétrica, pois a temperatura alta gerada pela compressão do ar é suficiente para iniciar a combustão do combustível.

Espero que essa explicação tenha esclarecido o mistério da explosão do diesel em motores diesel. Se precisar de mais informações, sinta-se à vontade para perguntar!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Paulo Q.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 meses
Contatar Paulo Roberto
Olá Eduardo! Diferente da gasolina ou álcool. O Diesel entra em combustão por pressão. A mistura de ar e Diesel aspergido na câmera é comprimida até que o diesel entre em combustão! Apenas o aumento da pressão faz com que isto ocorra! Obs: se você colocar fogo no Diesel ele não entra em combustão. Espero ter ajudado!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor