Boa tarde Gabriel, tudo bom?
Existem algumas formas da gente responder isso. Uma delas é a partir da descrição tridimensional da molécula.
Se ela é planar, temos hibridização
sp,
120 graus sp2, trigonal planar
sp3, 109,5 graus, tetraedrica
Sp3d bipiramide trigonal
sp3d2 octaedrica
Se desenharmos a estrutura de Lewis pra SO3, teremos uma estrutura trigonal planar, tendo cada ligação S-O uma ligação dupla.
Daqui a gente tira que a hibridização deve ser sp2 e 3 ligações simples (sigma) e cada uma delas acompanhada de ligações tipo pi pra perfazer nossa ligação dupla de hibridização pd2.
Usar o modelo do carbono ajuda a visualizar.
O carbono fazendo 4 ligações simples é o sp3, pois 1 ligação é do s, e 3 do p, e eles são ditos hibridizados ou literalmente hibridos porque nao conseguimos diferenciar a energia entre eles.
Agora, o carbono que faz 1 dupla, por que chamamos sp2? Pois ele se conecta apenas a 3 outros atomos, entao uma ligação vai ser s, e as outras duas ligações nos p2.
O que você fez foi promover hibridização de todos os eletrons, mas nem sempre isso acontece, depende do composto. Por exemplo, voce sabe que o S pode fazer uma hibridização sp3d2, e o S usa isso pra compostos como SF6.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Se precisar de algo me chame no chat
É porque se liga a cada um de dois átomos de oxigênio por meio de ligação química covalente dativa (dois orbitais sp2) (ligações simples).
Com o terceiro átomo de oxigênio o átomo de enxofre se liga por meio de uma ligação dupla (um orbital sp2 faz a ligação sigma, e o orbital p não hibridização faz a ligação pi).