As ligações intramoleculares são ligações que ocorrem entre os átomos pertencentes a uma molécula (ligações químicas) e envolvem a "transferência" ou compartilhamento de elétrons. A ligação química é a junção de dois átomos. Quando ocorre a transferência de um ou mais elétrons de um átomo para outro, formam-se íons e o composto mantém-se pela atração eletrostática entre eles (ligação iônica). Quando ocorre o compartilhamento de elétrons, formam-se as ligações covalente. Por outro lado, as ligações intermoleculares ocorrem entre as moléculas. São interações ente átomos e moléculas, nas quais ocorre apenas uma atração intermolecular, não envolve nem a transferência, nem o compartilhamento de elétrons. Como exemplo tem-se as interações do tipo íon-dipolo, dipolo-diplo, forças de London e Ligação de hidrogênio.
As ligações intramoleculares são ligações químicas que unem ou repelem moléculas entre si (iônica, metálica e covalente). Já as intermoleculares (ligação de hidrogênio, dipolo-dipolo e dipolo induzido) são interações que ocorrem devido a diferença de polaridade.
Cara Rosangela, as ligações intramoleculares ocorrem através do compartilhamento e/ou doação/recepção de elétrons, ao passo que essas interações são de curta distância e a força que as mantém juntas tendem ser muito mais intensas. Já as ligações intermoleculares, são as interações de longo alcance, ou seja, uma interação entre moléculas ou heteroestrutruras, e de modo geral, essa interação é relacionada com a diferença de polarização das moléculas (interação de van der Waals, dispersão de london... etc). Sendo assim, uma ligação intermolecular precisa de muito menos energia para ser rompida do que uma ligação intramolecular.
As forças intramoleculares são as forças de ligação entre os átomos dentro da molécula Elas se dão pelo compartilhamento de elétrons ou por forças eletrostáticas, que mantém os átomos unidos para formar as moléculas ou as substâncias iônicas ou metálicas. São muito mais fortes do que as forças intermoleculares