Boa noite Rosangela, tudo bom?
Primeiramente parabéns pelo seu esforço de estudar a essa hora.
Vamos definir cada uma dessas propriedades antes de começar? Talvez depois disso você nem precise mais de ajuda, mas fique tranquila, vou fazer o gabarito tb.
Compressibilidade: capacidade de diminuir o espaço ocupado quando uma força é exercida sobre a matéria.
Dureza: capacidade de um material riscar o outro. Essa definição pode parecer esquisita, mas pense comigo. Se algo é duro, vc nao consegue tirar pedaço dele. Se algo é mole, voce destroça o material facil. O que acontece quando vc esfrega um material duro num material mole? O mole sai pedaço. Riscar um material é isso.
Impenetrabilidade: é a impossibilidade de dois corpos ocuparem o mesmo espaço. Temos que tomar cuidado pra não estranhar essa definição com Compressibilidade. Nao Compressibilidade um material não ocupa o mesmo espaço que o outro, mas, deixa ele com menos espaço pra se mexer. Pensa num onibus, ele pode parecer lotado, mas sempre dá pra socar mais gente la dentro mesmo parecendo que ta cheio. Isso é comprimir. Mas uma hora não dá mais, pois todo o espaço foi ocupado, isso é Impenetrabilidade.
Inércia: é a propriedade de um corpo, quando em movimento, descrever um movimento retilíneo e uniforme, e quando parado, ficar parado. Exceto se uma força externa agir sobre elas.
Maleabilidade: é a propriedade que permite que um material seja feito em laminas, ou folhas (essas coisas fininhas mas esticadas). Esse nome parece não ter nada a ver com a propriedade, mas pense em malha. Malha é tipo um tecido, fino e esticado.
A) dureza
B) compressão
C) impenetrabilidade.
D) inércia
E)maleabilidade
F) impenetrabilidade
G) inercia
H) dureza
I) maleabilidade
J) compressão
Algumas delas podem parecer esquisitas, então eu vou ter que justificar.
C) poderia se pensar em inercia. As bolas estavam em linhas retas e depois q trocaram forças continuaram suas trajetórias, mas o texto foca no fato que elas colidem. E elas colidem por não poderem grudar uma na outra, ou seja, impenetrável.
E e I) o exercício não fala em transformar nada em folha ou lâmina, mas veja, no processo de transformar algo em folha você tem que amassa-la, aperta-la e o seu material não pode rachar ou quebrar. Então você poder dobrar seu material é evidência de maleabilidade.
F) talvez você pensasse em inercia novamente, ou maleabilidade, mas a gente tem que se pautar pelo texto, e ele evidencia que você não pode ter dois corpos ocupando o mesmo espaço, o espaço do poste é o espaço do poste.
É importante notar que mais de uma característica pode ser associada a um mesmo evento, e isso é normal e real, pois essas características são comuns a toda matéria (uns mais, outros menos), mas a título de capacidade de leitura e compreensão textual, a gente precisa delimitar neste exercício.
Essa foi longa, espero não ter te perdido pelo caminho, espero ter ajudado e bons estudos!