Foto de Vitória N.
Vitória há 9 meses
Enviada pelo
Site

Questão de tabela periódica

Na questão abaixo, seria correto fazer uma média dos pontos de fusão para chegar a resposta?

Questão: cálcio e o bário antecedem e precedem, respectivamente, o estrôncio na Tabela  Periódica. Sabendo que: o ponto de fusão do cálcio é 845 °C, e do bário, 725 °C, o ponto de fusão mais provável para o estrôncio é?

 

Professor João A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 9 meses
Contatar João Pedro

Não, fazer uma média dos pontos de fusão do cálcio e do bário não é uma abordagem correta para determinar o ponto de fusão do estrôncio. Embora os elementos estejam próximos na tabela periódica, a relação entre os pontos de fusão dos elementos não é necessariamente linear com sua posição na tabela periódica.

Uma abordagem mais precisa seria considerar a tendência geral dos pontos de fusão dos elementos ao longo de um grupo na tabela periódica. Os pontos de fusão tendem a diminuir ao longo de um grupo (de cima para baixo) devido ao aumento do tamanho do átomo e à diminuição da força de atração entre os átomos.

Dessa forma, como o estrôncio está localizado entre o cálcio e o bário na tabela periódica, é razoável inferir que seu ponto de fusão estaria entre os pontos de fusão desses dois elementos. Assim, podemos esperar que o ponto de fusão do estrôncio esteja mais próximo ao do cálcio (845 °C) do que ao do bário (725 °C), mas isso não indica necessariamente uma média simples.

Portanto, com base nessa tendência geral, uma estimativa razoável para o ponto de fusão do estrôncio seria algo em torno de 800 °C. No entanto, é importante ressaltar que essa é apenas uma estimativa e o valor exato do ponto de fusão do estrôncio pode variar dependendo de diversas influências específicas.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Mariana C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 9 meses
Contatar Mariana

Bom dia , a resposta correta é 770 graus C

Porque  o elemento Estrôncio está localizado entre os elementos Cálcio e Bário.

Isso ocorre porque o ponto de ebulição e fusão aumentam  no sentido de baixo para cima na tabela periódica . Ou seja , o pf ( ponto de fusão ) do rádio(Ra)<Ba<Sr< Ca <Mg<Be. Consequentemente o Pf do Be>Mg> Ca> Sr> Ba>Ra

Isso explica o motivo do elemento Cálcio ter o ponto de fusão mais elevado do que o bário que possui ponto de fusão 725 graus C , isso explica o fato do Estrôncio possuir pf de 770 graus C , já que está entre os dois elementos .

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor