Foto de Bianca S.
Bianca há 7 anos
Enviada pelo
Site

Raio atômico

Explique o porquê do átomo de cálcio possuir raio maior do que o átomo de magnésio e menor do que o átomo de potássio.
3 respostas
Professor Álvaro W.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Contatar Álvaro


Boa noite Bianca, tudo bom?

Para os metais alcalinos e alcalino terrosos, a coisa é simples, lá pro grupo D as coisas ficam cabulosas.
O cálcio tá logo abaixo do magnésio, o que significa que eles tem o mesmo numero de eletrons na camada de valência, mas o cálcio tem uma camada a mais, por isso ela é maior.

O potássio tá logo à esquerda do cálcio, o que significa que eles tem o mesmo número de camadas, entretanto, o cálcio possui mais prótons do que o potássio, então temos mais cargas positivas atraindo com mais força as cargas negativas, diminuindo o raio atomico.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie uma dúvida grátis

Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Rogério R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Contatar Rogério

O raio atômico esta relacionado com o número de camadas (períodos ou níveis) da tabela periódica.
Observando na tabela o cálcio esta no quarto período e o magnésio esta no terceiro período, logo mais períodos(camadas ou níveis) maior a distância do núcleo aos elétrons e maior é o raio.
No mesmo período é o caso do cálcio e do potássio quanto maior o número atômico, maior o número de prótons(positivos) menor o raio.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Leandro S.
Respondeu há 7 anos
Contatar Leandro
O raio atômico é uma propriedade que depende da atração eletrostática das particulas atômicas carregadas (prótons e elétrons). A comparação entre raios de diferentes átomos deve levar em conta duas características relacionadas à força de atração núcleo-elétron: a distância entre núcleo (positivo) e elétron (negativo), e a carga do núcleo. Assim, a comparação pode ser feita usando a tabela periódica: 1) Quanto maior o período na tabela (linha), mais níveis eletrônicos estão preenchidos e os elétrons do último nível ocupado estão mais distantes do núcleo. O cálcio (Ca) tem elétrons em 4 níveis eletrônicos enquanto o magnésio (Mg) tem elétrons em 3 níveis. Por isso, o raio atômico do cálcio é maior que o raio do magnésio. 2) Quando os elementos que são comparados estão no mesmo período da tabela periódica, nós devemos comparar a carga nuclear. Quanto mais prótons, maior a carga positiva e, assim, maior será a atração entre o núcleo e o elétron mais distante. Na tabela periódica, para um mesmo período, quanto maior o número do grupo ou família (coluna), maior será o número de prótons. O cálcio (p=20) tem maior carga nuclear que o potássio (K, p=19). Logo, o núcleo do cálcio atrai o elétron mais fortemente que o núcleo do potássio. Por isso, o raio atômico do cálcio é menor que o raio do potássio.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor