Foto de Bianca S.
Bianca há 7 anos
Enviada pelo
Site

Raio atômico

Explique o porquê do átomo de cálcio possuir raio maior do que o átomo de magnésio e menor do que o átomo de potássio.
3 respostas
Professor Álvaro W.
Respondeu há 7 anos
Contatar Álvaro


Boa noite Bianca, tudo bom?

Para os metais alcalinos e alcalino terrosos, a coisa é simples, lá pro grupo D as coisas ficam cabulosas.
O cálcio tá logo abaixo do magnésio, o que significa que eles tem o mesmo numero de eletrons na camada de valência, mas o cálcio tem uma camada a mais, por isso ela é maior.

O potássio tá logo à esquerda do cálcio, o que significa que eles tem o mesmo número de camadas, entretanto, o cálcio possui mais prótons do que o potássio, então temos mais cargas positivas atraindo com mais força as cargas negativas, diminuindo o raio atomico.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tire dúvidas com IA
Resposta na hora da Minerva IA
Enviar dúvida
Professor Rogério R.
Respondeu há 7 anos
Contatar Rogério

O raio atômico esta relacionado com o número de camadas (períodos ou níveis) da tabela periódica.
Observando na tabela o cálcio esta no quarto período e o magnésio esta no terceiro período, logo mais períodos(camadas ou níveis) maior a distância do núcleo aos elétrons e maior é o raio.
No mesmo período é o caso do cálcio e do potássio quanto maior o número atômico, maior o número de prótons(positivos) menor o raio.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Leandro S.
Respondeu há 7 anos
Contatar Leandro
O raio atômico é uma propriedade que depende da atração eletrostática das particulas atômicas carregadas (prótons e elétrons). A comparação entre raios de diferentes átomos deve levar em conta duas características relacionadas à força de atração núcleo-elétron: a distância entre núcleo (positivo) e elétron (negativo), e a carga do núcleo. Assim, a comparação pode ser feita usando a tabela periódica: 1) Quanto maior o período na tabela (linha), mais níveis eletrônicos estão preenchidos e os elétrons do último nível ocupado estão mais distantes do núcleo. O cálcio (Ca) tem elétrons em 4 níveis eletrônicos enquanto o magnésio (Mg) tem elétrons em 3 níveis. Por isso, o raio atômico do cálcio é maior que o raio do magnésio. 2) Quando os elementos que são comparados estão no mesmo período da tabela periódica, nós devemos comparar a carga nuclear. Quanto mais prótons, maior a carga positiva e, assim, maior será a atração entre o núcleo e o elétron mais distante. Na tabela periódica, para um mesmo período, quanto maior o número do grupo ou família (coluna), maior será o número de prótons. O cálcio (p=20) tem maior carga nuclear que o potássio (K, p=19). Logo, o núcleo do cálcio atrai o elétron mais fortemente que o núcleo do potássio. Por isso, o raio atômico do cálcio é menor que o raio do potássio.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa