Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Soluções (unit/2014)

Química Ensino Médio Pré-vestibular

A secretaria de agricultura do Rio Grande do Sul determinou a suspensão da comercialização de diversos lotes de leite de diversas marcas. A “Operação Leite Compensado” do Ministério Público do Estado surpreendeu adulteração do produto no trajeto entre a propriedade rural e diversas industriais de laticínio do Estado. O leite foi adulterado pela adição de ureia, um fertilizante que só pode conter, no máximo, 0,3% de biuret, para não causar danos à vegetação durante a adubação, e de formaldeído, um bactericida cancerígeno, representados pelas fórmulas químicas estruturais.
Em relação à adulteração do leite por essas substâncias químicas, é correto afirmar:
A) A adição de ureia aumenta a quantidade de proteínas no leite, tornando-o mais nutritivo.


B) A ureia e o biuret são aminas derivadas do ácido carbônico.
C) A embalagem de 1,0L de leite que contém 900mL do líquido mais 100mL de solução aquosa de ureia 1,0molL−1 possuiu concentração final do fertilizante igual a 6,0gL−1 no alimento.
D) A análise de uma amostra de 10g de ureia retirada de um saco de 50Kg de fertilizante, ao revelar 20mg de biuret, mostra que o conteúdo da embalagem é impróprio para a adubação.
E) O formaldeído é adicionado ao leite com objetivo de acidificá-lo e prevenir a proliferação de bactérias ao aumentar o pH do alimento.

 

Gabarito: letra c

Foto de Janine C.
Janine perguntou há 3 anos