Foto de Maria O.
Maria há 1 ano
Enviada pelo
Site

Teoria do campo ligante

Teoria dos orbitais moleculares aplicado a complexos é a mesma coisa que teoria do campo ligante? Se não, quais as diferenças? Pelo que estudei a teoria dos orbitais moleculares explica a série espectroquímica. Isso seria a teoria do campo ligante? 

Química Química molecular
2 respostas
Professor João A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar João Pedro

Embora tanto a teoria dos orbitais moleculares (TOM) quanto a teoria do campo ligante (TCL) sejam usadas para entender a estrutura e a reatividade dos complexos de coordenação, elas são teorias diferentes e abordam aspectos diferentes da química de coordenação.

  1. Teoria dos Orbitais Moleculares (TOM):

    • A TOM trata os complexos de coordenação como entidades moleculares em que os orbitais moleculares se formam a partir da combinação dos orbitais atômicos dos ligantes e do íon metálico central.
    • Na TOM, a interação entre os orbitais metálicos (d) e os orbitais dos ligantes (geralmente s, p ou d) resulta na formação de orbitais moleculares que são preenchidos por elétrons dos ligantes e do metal.
    • A TOM pode ser usada para explicar propriedades eletrônicas, como a ordem de ligação e a natureza dos estados excitados dos complexos de coordenação.
  2. Teoria do Campo Ligante (TCL):

    • A TCL é baseada na interação entre os orbitais d do metal de transição central e os ligantes (o campo ligante).
    • Segundo a TCL, a interação entre os ligantes e os orbitais d do metal provoca a divisão dos orbitais d em dois conjuntos de energia, chamados de orbitais t2g (mais baixos em energia) e eg (mais altos em energia).
    • A separação de energia entre esses orbitais é chamada de "separação de campo" (?). A magnitude de ? determina a reatividade e a espectroscopia dos complexos de coordenação.
    • A TCL é frequentemente usada para explicar fenômenos espectroscópicos, como a série espectroquímica e os espectros de absorção eletrônica de complexos de coordenação.

Embora a TOM e a TCL abordem aspectos diferentes da química de coordenação, ambas são úteis para entender e prever o comportamento dos complexos de coordenação em diferentes contextos. A série espectroquímica, que é explicada principalmente pela TCL, pode ser correlacionada com as energias relativas dos orbitais moleculares na TOM, mas as duas teorias são distintas em seus fundamentos e aplicações.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor João G.
Respondeu há 1 ano
Contatar João

Bom dia, Maria!

 

A teoria do campo ligante é basicamente uma aplicação da teoria do orbital molecular,com foco na interação entre os orbitais d do átomo metálico central da estrutura do complexo e os ligantes associados a este.

O processo é basicamente o mesmo, ou seja, utilizar os orbitais do metal e dos ligantes e produzir combinações entre esses, de modo que se possa mensurar os níveis de energia que estão envolvidos nessa interação de orbitais. 

Caso não tenha ficado claro, pode me chamar e esclarecemos as possíveis dúvidas pendentes

Bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar