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1)Na teoria aristotélica, em que consiste a justiça?

a. A justiça para Aristóteles se configura como uma ética virtuosa que renuncia todas as práticas sociais, e que valoriza a introspecção e o cultivo das paixões.

b. De maneira sintética a justiça na teoria aristotélica é definida com base na moral grega que entende que os indivíduos devem praticar o hedonismo, ou seja, a busca pelo prazer como bem supremo.

c. Na teoria aristotélica a justiça consiste na criação de oportunidades para todos os sujeitos da polis, desde que esses renunciem aos seus instintos e pautem sua prática em princípios racionais, negando qualquer instinto ou paixão.

d. Para Aristóteles a justiça é uma prática ética que busca a felicidade dos sujeitos em comunidade, ainda que isso implique em uma vida social viciosa.

e. Segundo o filósofo grego, a justiça é o ponto equidistante e de equilíbrio entre dois extremos, assim o justo é aquilo que se encontra entre a falta e o excesso.

2)Para o filósofo inglês, Thomas Hobbes (1588-1679), qual a função das leis dentro da sociedade? 

Ainda que tenham importantes funções sociais, as leis na teoria de Hobbes funcionam como meras idealizações de comportamentos. 
Para Hobbes, as leis deveriam funcionar como instrumentos sociais para que os indivíduos saciassem seus instintos mais primitivos. 
Segundo o filósofo inglês, as leis exercem o papel de mediadoras entre as diferentes classes sociais.  
Com uma função de regulação, as leis normatizam o estado de guerra entre os indivíduos. 
Hobbes compreendia as leis como imperativo e ordem do Estado, e quando não obedecidas, os transgressores deveriam ser punidos.    
 
3)Sobre a filosofia de Santo Agostinho (354-430), é possível afirmar que: (Quais as alternativas corretas)

I - Concebia a liberdade como algo objetivo e relacionado à prática social, orientado por princípios religiosos. 

II - Para o filósofo, a liberdade era condicionada pela possibilidade do indivíduo escolher seu caminho sem qualquer constrangimento social, político ou religioso. 

III - Entendia que liberdade era algo subjetivo e estático no homem, relacionado à como orientava sua vontade, se para os vícios e o pecado ou para as virtudes e a graça divina.  

IV - Sendo a liberdade subjetiva, não havia qualquer influência externa, fosse social ou religiosa. 

 

Sociologia Ensino Médio ENEM ENEM Geral
2 respostas
Professor Matheus B.
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Respondeu há 5 anos
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1 - c).    Para Aristóteles, a justiça é distributiva baseada na distribuição justa e proporcional dos bens e riquezas de acordo com o mérito de cada cidadão.

2 - e).    Hobbes transoformou o direito em um um fenômeno inerente à ordem do Estado, sendo responsável pela própria regulamentação da esfera jurídica. Anteriormente o direito estava estreitamente vinculado à atividade ética e prudencial que envolve o Estado de forma derivada e externa.

3 - II) e III) estão corretas.    Agostinho inaugurou o conceito de livre-aribítrio como um fenômeno subjetivo relacionado à força de vontade em favor da razão e independente de constrangimentos externos, sociais, políticos ou religiosos. O homem é responsável, então, pela orientação de seu livre-arbítrio seja para o vício e o pecado ou à virtude e graça divina.

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Professora Ana M.
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Respondeu há 1 ano
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  1. Na teoria aristotélica, em que consiste a justiça?

Resposta correta: e. Segundo o filósofo grego, a justiça é o ponto equidistante e de equilíbrio entre dois extremos, assim o justo é aquilo que se encontra entre a falta e o excesso.

Justificativa: Para Aristóteles, a justiça é uma virtude que busca o equilíbrio e a moderação. Ela está relacionada à ideia de dar a cada um o que é devido, no sentido de equilíbrio entre as coisas. A justiça, na visão aristotélica, não é um conceito fixo, mas depende do contexto e das circunstâncias, e envolve um meio termo entre os extremos da falta e do excesso. É um princípio que se aplica tanto à vida individual quanto à vida comunitária, especialmente dentro da polis.


  1. Para o filósofo inglês, Thomas Hobbes (1588-1679), qual a função das leis dentro da sociedade?

Resposta correta: e. Hobbes compreendia as leis como imperativo e ordem do Estado, e quando não obedecidas, os transgressores deveriam ser punidos.

Justificativa: Para Hobbes, as leis desempenham o papel de garantir a ordem e a segurança dentro de uma sociedade. Em sua teoria, as leis não são apenas orientações morais ou sociais, mas um imperativo imposto pelo Estado, com o objetivo de evitar o caos do "estado de natureza". O desrespeito às leis deveria ser punido, pois a lei é vista como uma forma de garantir a convivência pacífica entre os indivíduos. O Estado, no pensamento hobbesiano, utiliza a força para assegurar o cumprimento dessas leis e a manutenção da ordem.


  1. Sobre a filosofia de Santo Agostinho (354-430), é possível afirmar que: (Quais as alternativas corretas)

Respostas corretas: I e III.

Justificativa:

  • I - Correta. Santo Agostinho via a liberdade como algo relacionado à vontade do indivíduo, que deveria ser guiada pela fé e pela busca das virtudes, com um foco central na orientação religiosa.
  • II - Errada. Santo Agostinho não acreditava que a liberdade fosse uma questão puramente subjetiva ou independente de qualquer condicionamento externo, mas sim uma liberdade que deve ser guiada pela graça divina e pelos princípios religiosos.
  • III - Correta. Santo Agostinho via a liberdade como algo interno e subjetivo, onde o indivíduo tem o poder de escolher entre o pecado e as virtudes, mas sempre influenciado pela graça divina.
  • IV - Errada. A liberdade, segundo Agostinho, não era algo puramente subjetivo sem influência externa; pelo contrário, ele acreditava que a liberdade humana estava intimamente ligada à vontade de Deus e à moral cristã.

Portanto, as alternativas corretas são I e III.

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