Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Ajuda sociologia tarefa de casa

Sociologia Ensino Médio Vestibular ENEM Acompanhamento escolar A Distância Geral Assuntos que mais caíram no Enem Ensino Fundamental II

“Para os frankfurtianos, contrários ao sistema capitalista, a irracionalidade do ser humano consistiria na utilização de seu conhecimento para fins unicamente instrumentais, voltados para o acúmulo de lucros e riquezas. Assim, manifestaram suas restrições ao progresso científico, que determina a sujeição dos indivíduos autômatos a um sistema totalitário, que encontra na uniformização da indústria da cultura o seu mecanismo dissimulado do poder. [...] É possível afirmar que, para essa corrente, o fato de o ser humano ser dotado de inteligência não o torna necessariamente um ser racional. A irracionalidade pode constituir uma dimensão constante na vida se não for desenvolvida uma consciência autocrítica, que esteja sempre direcionada para a própria liberdade. [...] Para Adorno, a denominada indústria cultural encontra-se voltada unicamente para a satisfação dos interesses comerciais dos detentores dos veículos de comunicação, que veem a sociedade como um mero mercado de consumo dos produtos por eles impostos, dando origem a um processo de massificação da cultura” (CHALITA, G. Vivendo a filosofia: ensino médio. 4.ª ed. São Paulo: Ática, 2011, p. 394-397).

A crítica da Escola de Frankfurt ao capitalismo está na sua prática que visa ao lucro e utiliza a razão de forma calculista. Com base em seus conhecimentos sobre o tema, responda qual o nome dado por Adorno e Horkheimer a este tipo particular de uso da Razão e qual o evento que marcou o fim do "projeto iluminista"?

Foto de Pietro A.
Pietro perguntou há 4 anos