01-) Sobre as relações entre a revolução científica, industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto. 01) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. 02) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização. 04) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista. 08) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade. 16) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos. Na questão acima, as afirmativas 01, 02 e 08, são corretas e as afirmativas 04 e 16, são incorretas. Explique porque as afirmativas 01, 02 e 08 são CORRETAS e porque as afirmativas 04 e 16 são INCORRETAS.
01) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava.
Verdadeira porque a industrialização leva a urbanização, intelectuais da época viram aí uma oportunidade de estudo
02) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização.
Verdadeira, diversos problemas como pobreza e desigualdade de renda originaram da concentração de pessoas na cidade
04) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista.
Falsa porque os intelectuais tinham uma visão negativa, marx por exemplo, via a exploração do trabalhador como o fim do capitalismo
08) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.
Verdadeiro, Marx, Weber e Durkheim, dentre outros, usaram desse fenomeno para começar trabalhos que desenbocariam na sociologia, debates que são feitos até hoje.
16) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.
Falso, sociólogos só surgiram depois da formalização de Durkheim, no fim do século XIX
A alternativa número 01) está correta devido ao surgimento de estudos sérios e que são analisados atualmente quanto à questão do trabalho e da sociedade no século XIX, como os pensamentos de Karl Marx e de Émile Durkheim, que analisaram as relações modernas de trabalho e entre os trabalhadores e capitalistas. Essas relações são laboratório de estudos inclusive atualmente.
A alternativa número 02) está correta pois ao surgirem conflitos entre os cidadãos ou trabalhadores, demandou investigação ou soluções para esses conflitos quanto entre o governo ou quanto aos capitalistas, em grande parte esse trabalho está ligado à Sociologia e também aos movimentos sociais, que podem trabalhar em conjunto com o governo ou mesmo contrários à este, para solucionar os problemas advindos da grande concentração de pessoas em um único espaço e seus conflitos de interesses políticos, econômicos ou até mesmo culturais.
A alternativa número 08) está correto e é muito parecida com a alternativa 01) e muitos estudiosos se preocuparam em analisar a relação do indivíduo com a sociedade, destacando os autores citados na alternativa anterior, assim como outros autores mais recentes ou contemporâneos como, Max Weber (1864-1920), Norbert Elias (1897-1990) e Pierre Bordieu (1930-2002).
A alternativa número 04) está incorreta, pois um dos primeiros intelectuais a pensar sobre as relações da sociedade sob diversos aspectos não considerava positiva os efeitos do desenvolvimento econômico produzido pelo modelo capitalista. Pois, para Karl Marx, quando se desenvolveu de modo mais preciso o trabalho assalariado, os trabalhadores perderam o domínio sobre sua vida e passaram a depender do capitalista. Para o autor, só é possível entender as relações dos indivíduos com base nos antagonismos, nas contradições e nos conflitos entre as classes sociais, ou seja, na luta de classes que se desenvolve à medida que homens e mulheres procuram satisfazer suas necessidades.
A alternativa 16) está incorreta pois a Sociologia como disciplina acadêmica e a posterior formação de sociólogos, só veio a ocorrer após o início do século XX, ou seja, no período citado na alternativa 16, seria impossível a contratação de sociólogos ou qualquer outro profissional da área da Sociologia. E modelos produtivos se baseavam apenas na questão econômica e na busca do custo benefício da produção quanto ao maquinário existente.