De acordo com Max Weber, no âmbito das seitas protestantes pós-luteranas, como o trabalho mundano e a salvação estão relacionados?
Olá, a resposta correta é letra D.
Max Weber argumenta que o trabalho mundano e a salvação estão interligados. Eram vistos como forma de alcançar a salvação e a graça de Deus. Esse conceito é denominado como Ética Protestante do Trabalho , relacionando a religião com o capitalismo. Assim, a resposta certa é a D.
Olá! Entre em contato para que possamos tirar essa e outras dúvidas!
Max Weber, em sua obra "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", analisa como as crenças protestantes, especialmente as seitas pós-luteranas, influenciaram a ética do trabalho e a relação com a riqueza. Vamos avaliar as opções apresentadas à luz das ideias de Weber, fundamentando a resposta na sociologia e nos prós e contras de cada afirmação.
A) O trabalho gera riqueza que tenta e desvia o homem de sua vida humilde, comedida e frugal de bom cristão. Por isso, para os protestantes pós-luteranos, a fim de garantir a salvação, o crente deve se desfazer de qualquer riqueza praticando a caridade, ajudando os menos afortunados.
B) A riqueza é perigosa independentemente de sua origem, por isso o trabalho que responde a uma convocação divina não deve ser praticado visando o lucro e a exploração do próximo. Assim, o trabalho que conduz o crente à salvação é aquele realizado para o benefício e engrandecimento da comunidade como um todo e da obra de Deus na terra.
C) O estudo de Max Weber constatou que, para os protestantes, a salvação resulta de uma postura de afastamento, de isolamento do mundo terreno e de suas tentações e da completa dedicação à oração. Isto quer dizer que apenas o trabalho em ofícios religiosos garante a salvação do crente.
D) O dogma das seitas protestantes pós-luteranas exigia do crente o trabalho obstinado, disciplinado e economicamente bem-sucedido, como resposta ao chamado divino. Comportamento que significa é um testemunho de fé na sabedoria, na bondade e na misericórdia divinas e dá ao crente a certeza da salvação.
A melhor opção é a D. Weber vê o trabalho como uma vocação e um meio de glorificar a Deus, onde a diligência e o sucesso são formas de expressar a fé. Essa visão apresenta uma correlação entre a ética do trabalho protestante e o surgimento do capitalismo, enfatizando a importância do trabalho como um testemunho de fé.
Prós:
Contras:
A melhor abordagem seria a aplicação da ética do trabalho protestante em um contexto que valorize tanto o esforço individual quanto a responsabilidade social, garantindo que o trabalho não seja apenas um meio de acumulação de riqueza, mas também um serviço à comunidade e à glória de Deus. Essa visão equilibrada pode promover uma sociedade mais justa e coesa, respeitando a dignidade de todos os indivíduos.
Com certeza a resposta correta é a letra D, pois esses dogmas se opuseram fortemente a estrutura da igreja católica, sobretudo em relação ao tópico de acumulo de dinheiro através do trabalho, que era tratado pela igreja como um pecado.