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Sociologia é o estudo do povo na social

Leia a descrição que Claude Lévi-Strauss fez do modo de vida adotado pelas populações indígenas da Região Sul do Brasil, quando da ocupação capitalista dessa parte do território nacional, e assinale o que for correto:

De  sua  experiência  efêmera  de  civilização,  os  indígenas  só  conservaram  as  roupas  brasileiras,  o  machado,  a  faca  e  a  agulha de costura. Quanto ao resto, foi um fracasso. Haviam lhes construído casas, e eles viviam do lado de fora. Esforçaram-se para fixá-los nas aldeias, e eles permaneciam nômades. As camas, quebraram-nas  para  fazer  lenha  e  dormiam  diretamente  no  chão. Os rebanhos de vacas mandadas pelo governo vagavam ao léu, já que os indígenas rejeitavam com nojo a sua carne e o seu leite. Os pilões de madeira, movidos mecanicamente pelo encher e esvaziar alternados de um recipiente preso a um braço de alavanca (dispositivo frequente no Brasil, onde é conhecido pelo nome de “monjolo”, e que os portugueses talvez tenham importado do Oriente), apodreciam, inutilizados, mantendo-se a prática generalizada de moagem a mão.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 144

 

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África  vive  (...)  prisioneira  de  um  passado  inventado  por  outros.

COUTO, Mia. “Um retrato sem moldura”. In: HERNANDÉZ, Leila. A África na sala de aula.  São Paulo: Selo Negro, 2005. p. 11.

A frase se justifica porque:

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A  humanidade  cessa  nas  fronteiras  da  tribo,  do  grupo  linguístico, às vezes mesmo da aldeia; a tal ponto, que um grande número  de  populações  ditas  primitivas  se  autodesigna  com  um  nome  que  significa  “os  homens”  (ou  às  vezes  –  digamo-lo  com mais discrição? – os “bons”, os ‘‘excelentes’’, “os completos”), Implicando  assim  que  as  outras  tribos,  grupos  ou  aldeias  não  participam das virtudes ou mesmo da natureza humana, mas são, quando muito, compostos de “maus”, “malvados”, “macacos da terra” ou de “ovos de piolho”.

LÉVI-STRAUSS, C. “Raça e história”. In: Antropologia estrutural dois.  São Paulo: Tempo Brasileiro, 1989. p. 334.

Nesse trecho, o antropólogo Claude Lévi-Strauss descreve a reação de estranhamento  que  é  comum  às  sociedades  humanas  quando  defrontadas com a diversidade cultural. Tal reação pode ser definida como uma tendência:

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Sociologia ENEM Ensino Médio Geral ENEM
5 respostas
Professora Mariany G.
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1. C 

2. D

3. B

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Respondeu há 2 anos
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Professora Ana M.
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Respondeu há 6 meses
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1. Leia a descrição que Claude Lévi-Strauss fez do modo de vida adotado pelas populações indígenas da Região Sul do Brasil, quando da ocupação capitalista dessa parte do território nacional, e assinale o que for correto:

Resposta correta:
c. O Estado brasileiro manteve uma postura etnocêntrica quando tentou fixar as populações indígenas em aldeias, desconsiderando o modo de vida nômade por eles adotado.

Justificativa:
O trecho evidencia a tentativa do Estado brasileiro de impor um modelo de vida sedentário e ligado à agricultura de rebanhos, algo que contrastava com o modo de vida nômade das populações indígenas. Esse comportamento é característico de uma postura etnocêntrica, que desconsidera a diversidade cultural e impõe padrões de vida da sociedade dominante.


2. África vive (...) prisioneira de um passado inventado por outros.

Resposta correta:
d. os atuais conflitos dentro do continente são comandados por potências estrangeiras, interessadas em dividir a África para explorar mais facilmente suas riquezas.

Justificativa:
A frase de Mia Couto sugere que a África foi moldada, em grande parte, pelas potências coloniais, e os conflitos atuais são um reflexo dessa divisão artificial feita pelos colonizadores para facilitar a exploração econômica do continente. Essa "prisioneira de um passado inventado" se refere ao legado das fronteiras e divisões impostas durante o colonialismo.


3. A humanidade cessa nas fronteiras da tribo, do grupo linguístico, às vezes mesmo da aldeia...

Resposta correta:
b. relativista.

Justificativa:
O trecho de Lévi-Strauss descreve uma tendência cultural de ver os outros como "diferentes" e inferiores, característica de uma visão relativista, que tenta entender e respeitar a cultura dos outros sem julgar segundo os padrões da própria sociedade. Isso mostra como as sociedades humanas frequentemente tendem a ver os outros grupos como inferiores ou não humanos, um processo que, em termos sociológicos, se alinha com o relativismo cultural.

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