O pecado de Adão foi nos transmitido até hoje? o mesmo acontece com meus antepassados, ou seja, também herdei os pecados deles? Por que prestarei contas a Deus apenas da minha parte, se os tiver herdado? Herdei o pecado origina ou apenas compartilho de uma natureza pecaminosa provocada pela ação de Adão? Se esse pecado original habita em todo ser humano, crianças que não conhecem Jesus, morrem sem salvação por causa desse pecado? ou depende da corrupção da criança quando virar adulto?
Olá, Anna. Em Gn 3, Eva foi enganada pela serpente (Satanás) e comeu o fruto que Deus havia proibido. Em seguida, Adão, seu marido, também comeu deste fruto. O resultado é que, naquele momento, toda a raça humana pecou contra Deus, já que a raça, naquela ocasião, contava com apenas estas duas pessoas.
Assim, dali para a frente, todos os descendentes de Adão se tornaram herdeiros do pecado, de uma natureza pecaminosa. Rm 3.23 afirma que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". O apóstolo Paulo fala disso em Rm 5.12 "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Sugiro a leitura deste capítulo 5 de Romanos.
Aparentemente, quando um casal gera um filho, este já nasce debaixo do pecado. Sobre Jesus, somos ensinados que nasceu sem pecado, isto porque foi gerado pelo Espírito Santo (ou seja, pelo próprio Deus) e não pela relação sexual de um homem e uma mulher. Então temos o pecado da raça (em Adão) e por causa dele, herdamos uma natureza pecaminosa, que compromete nossos desejos e nos faz pecar contra Deus.
Ambos os pecados são resolvidos pela graça, quando confiamos em Jesus para nossa redenção (salvação). Em Cristo, passamos da morte para a vida, ou seja, saímos da condenação de nossos pecados e recebemos a salvação.
No Salmo 51.5, Davi disse: "Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe." Por este verso, acreditamos que o pecado já vem desde a gestação. Toda pessoa que nasce neste mundo é pecador e condenado à morte física e ao inferno (uma situação eterna), mas no caso do inferno, podemos nos livrar desta condenação pelo arrependimento e fé em Jesus Cristo e sua morte na cruz e ressurreição como pagamento e vitória sobre a condenação do pecado.
Crianças nascem pecadoras sim. A questão é se Deus as condena ou não ao inferno, caso não tenham condições de crerem em Jesus para sua salvação. Isso divide opiniões. Há quem defenda a salvação da criança, em função de sua incapacidade de crer ainda, e se utilizam de textos como o de Mateus 19.14 que diz: "Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.", embora o contexto não ajude muito no entendimento que estas palavras significam a salvação. No entanto, o que se crê é que todos nascem pecadores, mas que a condenação é imputada ao homem à partir do momento em que ele é capaz de consciência de seu pecado e seja capaz de escolher o bem e rejeitar o mal. O que gera outra dúvida: Quando isso acontece? Sinceramente, não temos respostas.
No entanto, o que a Bíblia deixa claro é que Deus não é injusto ao condenar pessoas pelo seu pecado, e que Ele é gracioso ao nos dar seu filho para perdão dos pecados a todo aquele que nele crê. Minha sugestão, falemos de Cristo às nossas crianças e oremos pela conversão delas.
Espero ter ajudado, se quiser continuar a conversa, só perguntar mais. Deus te abençoe.
Paz ana Me chamo Felipe, você pode me contactar pelo instagran @pbfelipecosta1 caso tenha mais duvidas, vou responder sua pergunta ponto a ponto caso tenha duvida me chama por lá!
1- O pecado de Adão foi nos transmitido até hoje?
Sim, você pode conferir isso no livro de romanos
Romanos 5:12-19 NTLH