Foto de Paulo M.
Paulo há 4 anos
Enviada pelo
Site

Movimento ilegal

Bom dia. Tenho a seguinte situação. Meu rei foi posto em xeque pela dama do adversário, e esta dama do adversário está protegida por uma torre que está evitando um xeque no seu rei com minha dama. Eu posso comer a dama do adversário? Estou levando em conta que a torre do adversário não poderia terminar o jogo comendo meu rei porque o movimento da torre seria ilegal (protege o rei). O que fazer? Muito obrigado!

10 respostas
Professor Allann F.
Respondeu há 4 anos
Contatar Allann

Bom dia Paulo! Ótima pergunta.

Eu entendo o seu raciocinio. Mas um príncipio fundamental do Xadrez é que "o jogador não pode colocar o prório Rei em xeque". Isso já resume bem a resposta.

Além disso, seu Rei nunca vai ser capturado. Vai ficar mais fácil memorizar e prever situações como essa lembrando que o adversário nunca vai precisar capturar seu Rei acabar o jogo. Tudo o que ele precisa fazer é deixar seu Rei sem movimentos possíveis.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tire dúvidas com IA
Resposta na hora da Minerva IA
Enviar dúvida
Professor Gerson O.
Respondeu há 4 anos
Contatar Gerson

Bom dia, Paulo. Tudo bem?

Dentre os lances considerados irregulares, que vão contra as regras do jogo de xadrez, o mais grave é colocar seu próprio Rei em xeque, assim sendo,  estando o Rei em xeque, fazer um movimento em que ele permaneça em xeque.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Roberto F.
Respondeu há 4 anos
Contatar Roberto

Bom dia. Se o lance do adversário foi um lance legal e você está em xeque, você precisa sair do xeque. Se não for possível sair do xeque é mate. E se você fizer um outro movimento, desconsiderando o xeque (por exemplo, atacando o rei do adversário, ou mesmo tomando a peça atacante mas mantendo o próprio rei em xeque) será um lance ilegal. Portanto, se consegui entender corretamente a pergunta, não é possível fazer o lance que você mencionou pois seria um lance ilegal.

Espero ter ajudado

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Caio S.
Respondeu há 4 anos
Contatar Caio

Boa tarde!

Primeira coisa que você precisa pensar é que o rei não pode se colocar em xeque, isso é ilegal, já que não existe a captura do rei, diferente do que ocorre com as outras peças, pois o xeque mate ocorre quando o rei está ameaçado e não pode se mover e nem ser protegido por outra peça.

Portanto, se você usar outra peça, que não seja o rei, para capturar a dama do adversário, é válido, você só não pode usar o rei para capturar pois ele se colocaria em xeque devido à torre do adversário, e isso seria ilegal.

Caso não seja possível capturar a dama do adversário com outra peça, ou bloquear a ameaça com outra peça, colocando ela no caminho da dama, você precisa mover seu rei para uma casa onde ele não fique em xeque, se não houver casa segura ocorreu o xeque mate.

Espero ter sido claro e ajudado!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Luziano S.
Respondeu há 4 anos
Contatar Luziano Gomes

1. Nunca pode-se fazer um lance que coloque ou mantenha o próprio Rei em Xaque.

2. Estando o Rei em Xeque e não havendo lance que tire o Rei do Xeque a posição é Xeque-mate.

3. Se o jogador que tem a vez não tem lance que não exponha o próprio Rei a Xaque o jogo está empatado por afogamento.

Simples assim.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Guilherme B.
Respondeu há 4 anos
Contatar Guilherme
Nesse caso a resposta seria não! Isso porque seu Rei já está em xeque e você precisa resolver o xeque antes de pensar em contra atacar. Supondo (já que isso seria um lance ilegal) que o seu Rei pudesse capturar a Dama adversária, o lance seguinte seria do seu adversário e ele daria mate com a Torre que defendia a Dama, entendeu? Espero ter ajudado!!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Carlos A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Carlos

Olá Paulo!
Nesse caso você não poderá capturar a dama dele, pois, da mesma forma que sua análise leva em consideração a impossibilidade da captura subsequente da torre ao rei pela exposição de xeque, o seu rei se colocaria em xeque no exato momento da captura, logo, o seu lance seria ilegal. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Luiz C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Luiz Eduardo Lemes
Boa tarde Paulo! Está situação é mesma quando aplico um xeque e faz o mesmo, de modo diferente no caso eu captura seu rei primeiro se fosse possível mais não é objetivo é prender o Rei! Primeira coisa que você precisa pensar é que o rei não pode se colocar em xeque, isso é ilegal, já que não existe a captura do rei, diferente do que ocorre com as outras peças, pois o xeque mate ocorre quando o rei está ameaçado e não pode se mover e nem ser protegido por outra peça espero ter ajudado...

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Pedro C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Pedro Henrique
Olá Paulo, tudo bem? Na situação que você descreveu, você não pode capturar a dama do adversário para salvar seu rei. Quando seu rei está em xeque, sua prioridade é movimentar o rei para uma casa segura, bloquear o ataque da peça adversária ou capturar uma peça que está dando xeque, caso seja possível. No entanto, não é permitido realizar um movimento que coloque ou mantenha o próprio rei em xeque. Nesse caso, considerando que a torre do adversário está protegendo a dama, você deve focar em defender seu rei ou mover o rei para uma posição segura.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Jorge S.
Respondeu há 4 meses
Contatar Jorge Luiz
Está meio confuso a pergunta mas se você está em cheque a única opcão è tomar a rainha adversária com sua torre ou colocar alguma peça na frente para evitar o cheque ou movimentar o Rei.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa