Olá José Tarcísio
Os fungos saprófagos nutrem-se de matéria orgânica em decomposição e, em conjunto com bactérias heterotróficas, são os principais decompositores da natureza, desempenham um importante papel na reciclagem de nutrientes que compõem a matéria orgânica do planeta.
Os fungos parasitas provocam doenças em plantas e em animais, inclusive no homem. Nesses casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio.
Simbiose – “viver junto” – é uma associação íntima e duradoura entre organismos de espécies diferentes. Existem dois tipos de relações simbióticas: o parasitismo e o mutualismo. Parasitismo é quando dois organismos vivem juntos e um deles é prejudicado. Fungos simbiontes – fungos que estabelecem relações simbióticas com seres autotróficos, tornando-os mais eficientes na colonização de habitats pouco hospitaleiros.
Fungos carnívoros ou fungos predadores são fungos que obtêm alguns ou a maioria de seus nutrientes por aprisionamento e digestão de animais muito pequenos ou microscópicos. Estão descritas mais de 200 espécies, pertencentes aos filos Ascomycota, Mucoromycotina, e Basidiomycota.
Espero que tenha ajudado ;)
Se gostou, marque como melhor resposta, isto me ajuda muito.
Obrigada e fique bem!!!!!