Apresentação (O quê?)
O tema da educação é recorrente na Filosofia. Os sistemas filosóficos da Grécia Antiga, século V a.C., ao preconizar um sistema de conhecimento, seja ele pitagórico, platônico, estoico, epicurista, cínico, etc., já implicava logicamente um caminho para se alcançar aquele saber. Caminho, método, que além de se relacionar estreitamente com a epistemologia, também o era uma proposta educacional.
Assim podemos revisitar textos estratégicos da história da filosofia e neles verificar os temas educacionais. Certamente os grandes pensadores em matéria de filosofia da educaçã…
Apresentação (O quê?)
O tema da educação é recorrente na Filosofia. Os sistemas filosóficos da Grécia Antiga, século V a.C., ao preconizar um sistema de conhecimento, seja ele pitagórico, platônico, estoico, epicurista, cínico, etc., já implicava logicamente um caminho para se alcançar aquele saber. Caminho, método, que além de se relacionar estreitamente com a epistemologia, também o era uma proposta educacional.
Assim podemos revisitar textos estratégicos da história da filosofia e neles verificar os temas educacionais. Certamente os grandes pensadores em matéria de filosofia da educação da atualidade se servem desse longo percurso teórico para discutir a contemporânea Filosofia da Educação e mesmo as teorias educacionais.
Método (Como?)
O curso se organiza na tríade “Envolver - Apropriar - Conteúdo”.
Desenvolvendo os termos:
Justificativa (Por que?)
Os cursos de Filosofia em geral e de Filosofia da Educação em específico tendem a serem meros conglomerados de argumentos. Considerando a ideia de que é preciso de um contato estética para se acessar o conhecimento, ideia que desenvolvemos em nosso livro “Estética e Educação em Nietzsche”, projetamos esse curso para provocar nos estudantes de Pedagogia e de licenciaturas em geral, uma experiência única. Filosofia não será mais compreendida como "coisa abstrata", como nuvens lá no céu distantes de nossa vida aqui na terra que, apesar de belas, são voláteis, passageiras e só servem para observarmos em dias de inspiração. O contato estético é o diferencial e motivador desse curso de extensão universitária. E acreditamos que é dessa descida da filosofia e de sua penetração no corpo de todos os participantes, dessa “encarnação filosófica” é que filosofia será algo prazeroso e proveitoso na prática docente. Tal importância da filosofia na vida é que justifica não só esse curso, mas justifica os 2500 anos de história da filosofia.
Local (Onde?)
O curso será 100% EAD no endereço abaixo:
Site Profes
Datas (Quando?)
O método segue a dinâmica de quando você entrar no curso. Ele seguirá uma rotina semanal.
1a. semana
2a. semana
- Filosofia Antiga: Escolas Helenística e suas práticas ( 9:00 - 12:00 — 13:00 - 16:00; 6 horas de atividades)
3a. semana
4a. semana
Totalizando 24 horas de curso/experiência/vivência. Aos interessados, serão ofertado orientações para se produzir um artigo acadêmico, que será acomodo em publicações da Editora AMF3 em momento oportuno.
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Ciências das Religiões
Como experiência em produção científica (artigos, comunicações, resumos e TCC) nos campos da Filosofia, Educação e das Ciências das Religiões.