Olá, meu nome é Vinicius. Tenho 21 anos e estou no terceiro ano de física na Universidade de São Paulo (USP).
Desde de 2018 venho dando aulas particulares, tanto individuais quanto para grupos maiores. Além disso, já lecionei física por um período em um cursinho popular da ONG Fênix de São Carlos e dei monitoria de física e matemática no colégio equilíbrio quando ainda estava no terceiro ano do ensino médio.
É constatado que 90% das pessoas que se formam no Brasil são analfabetos funcionais em matemática. Esse dado é algo revoltante e que, na maioria das vezes, a culpa é do próprio sistema…
Olá, meu nome é Vinicius. Tenho 21 anos e estou no terceiro ano de física na Universidade de São Paulo (USP).
Desde de 2018 venho dando aulas particulares, tanto individuais quanto para grupos maiores. Além disso, já lecionei física por um período em um cursinho popular da ONG Fênix de São Carlos e dei monitoria de física e matemática no colégio equilíbrio quando ainda estava no terceiro ano do ensino médio.
É constatado que 90% das pessoas que se formam no Brasil são analfabetos funcionais em matemática. Esse dado é algo revoltante e que, na maioria das vezes, a culpa é do próprio sistema de ensino, que está muito preocupado com notas e provas e não em de fato educar e desenvolver o pensamento nas pessoas.
Desse forma, procuro mostrar sempre o quanto entender matemática e física é importante e, além disso, bonito. Pretendo fazer o aluno se interessar por essas matérias e enxergar pelo menos um pouco da beleza que eu enxergo nessas disciplinas.
No entanto, acredito que além do lado belo e artística das ciências exatas, também há um lado mecânico, de prática. Portanto, a realização de exercícios é algo indispensável e minha metodologia é focada em resolução de exercícios, se desafiar.
Com lincença poética, termino essa apresentação parafraseando a dedicatória do livro "O Romance das Equações Algébricas" de Gilberto Garbi:
Dedico minhas aulas a todos aqueles que, por falta de oportunidade ou por traumas pedagógicos, foram privados dos enormes prazeres que a mateática (e a física) podem proporcionar.