Prós e Contras de Trabalhar Fora do Brasil
Por: Victor B.
19 de Novembro de 2017

Prós e Contras de Trabalhar Fora do Brasil

Marketing Comunicação Princípios do Marketing

Colocar uma experiência internacional no currículo é o sonho de muitos profissionais. Com a visibilidade que o Brasil teve no cenário internacional nos últimos anos – e também com a boa reputação que a propaganda nacional possui mundo afora – as portas de agências e empresas criativas se abriram para os profissionais do País.

Para compreender as vantagens e, também, conhecer os maiores desafios de quem decidiu deixar seu País para trás para trabalhar e criar em outros mercados, a reportagem de Meio & Mensagem conversou com alguns profissionais de criação que viveram uma experiência internacional e, posteriormente, voltaram ao Brasil para aplicar por aqui um pouco do conhecimento adquirido em outros mercados. Confira alguns depoimentos:

Bruno Oppido, diretor de criação da Wieden+Kennedy SP
“Viajava todo ano para Nova York e tinha o sonho de morar lá. Em 2015 trabalhava na F/Nazca e após a agência ter conquistado o Grand Prix de Film, surgiu a oportunidade de trabalhar na DDB, de Nova York, junto com o Ícaro Doria. Era a chance de viver na cidade que sempre sonhei, trabalhando ao lado de profissionais que admirava. O trabalho lá fora, no entanto, é diferente. Você pode ser o cara mais premiado do Brasil, mas quando vai trabalhar para os gringos, tem de começar do zero. O que mais senti diferença foi em relação aos processos criativos. As pessoas passam mais tempo apegadas à burocracias e a etapas do que criando, de fato. Mesmo assim, a experiência foi ótima e planejava ficar três anos lá. Só voltei porque a oportunidade de vivenciar a criação da Wieden+Kennedy aqui era incrível.”

Fabio Simões, diretor executivo de criação da FCB Brasil
“Saí da F/Nazca em 2010 após ter passado dez anos na agência. Achei que era um bom momento para viver uma experiência internacional e fui trabalhar na Saatchi & Saatchi, de Los Angeles. Por mais que eu já tivesse até morado fora antes, quando comecei a trabalhar com os americanos foi um choque. A forma do trabalho de criação é muito diferente. Aqui as equipes fazem tudo: layouts, ilustrações, animações, filmes. Lá eles se apegam bem mais aos conceitos e ao desenvolvimento das ideias. As pessoas ainda têm a ilusão de que o trabalho no exterior é muito melhor. Pensam que a agência é mais legal, que as verbas são maiores e que vão trabalhar menos. Boa parte disso é ilusão. Os salários realmente são mais altos mas o custo de vida também é mais elevado. Os quase quatro anos que passei lá me deram uma outra visão para a carreira e me fizeram ter mais objetividade e organização.”

Fonte: meio&mensagem

R$ 45 / h
Victor B.
Ipatinga / MG
Victor B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Curso Livre: ESL - English as a Second Language - Advanced (Harvest Institute - New Jersey)
Faça aulas de Inglês
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil