5 principais erros que os alunos cometem
Por: Vinicius S.
04 de Dezembro de 2019

5 principais erros que os alunos cometem

Será que você comete os mesmos erros que a maioria das pessoas comete??

Computação Programação Linguagens de Programação Computação

Esse artigo foi originalmente publicado em nosso blog

Alguns erros são muito frequentes entre as pessoas que querem aprender informática/ciência da computação. Muitas pessoas acreditam que essa área vive dando rios de dinheiro para os profissionais, e o pior de tudo é que muitos forçam você a acreditar que é muito fácil aprender como criar um website e sair se candidatando a vagas de front e back-end. Vou te falar a verdade: isso está muito longe de ser verdade em todos os aspectos.

A área da computação está em constante evolução e o crescimento do número de empregos nessa área é realmente expressivo. Isso costuma engordar os olhos das pessoas, no entanto, é preciso ter bastante cuidado ao tentar entrar nessa área.

Muitas pessoas acreditam que o professor particular é um oráculo e vai dar um "turbo" em seu aprendizado - 50 anos se tornam 5 horas (professor JK). Nesse artigo meu objetivo é citar 5 erros mais comuns de alunos. Dessa forma, você pode verificar se você já cometeu os mesmos erros e quem sabe melhorar isso em você. 

 

1. Pular etapas de aprendizado

 

Sem nenhuma dúvida, esse é o erro mais comum dos alunos. Muitos alunos querem aprender Business Inteligence (BI), Machine Learning, programação web etc. Porém, quando se investiga a fundo os conhecimentos do aluno é comum que o professor veja que ele tem dificuldade de resolver um exercício de IF e Else. Sei que isso pode parecer absurdo, porém, acontece frequentemente. 

Meu conselho pra você aluno é: não fuja da sua curva de aprendizado. Siga os passos que seu professor lhe orientou e busque melhorar e progredir a cada dia sem pressa. 

 

2. Praticar apenas com o professor

É bastante comum pessoas pensarem que ao comprar um pacote de aulas elas devem esperar as orientações do professor e apenas praticar durante a aula.

A realidade nua e crua é que isso está longe de ser verdade.

Para cada aula de lógica de programação, por exemplo, você deveria estudar sozinho por 2 ou 3 horas. Você precisa ver o código, escrevê-lo, compilar o programa, ver mil e um erros na tela. Isso faz parte do processo e se você não praticar e trilhar seu próprio caminho, eu posso afirmar com toda certeza: você nunca será um profissional da área. 

 

3. Procurar o salvador do semestre

Outro tipo de aluno muito comum é o clássico enforcado. Esse aluno foi mal na disciplina da universidade e agora está procurando alguém que ensine ele resolver os exercícios em 1 hora. A verdade é: não vai acontecer. 

Se você é esse aluno, pense bem. Como você acha que alguém vai te ensinar tudo que você NÃO aprendeu em 1 semestre inteiro em apenas 1 hora ( até mesmo 5 ou 10 horas) ? Essa expectativa é muito errada e você precisa entender que: quem salva o semestre é você, não espere isso de um professor.

 

4. O perdido

Esse tipo de aluno quer aprender, porém não sabe por onde começar e também NÃO ACEITA ser guiado pelo professor. No fim, o professor passa um bom tempo olhando para a tela do computador do aluno enquanto ele procura os documentos que ele salvou em algum lugar no computador e não sabe onde. Eu sei, eu sei, parece absurdo... mas acredite, eu já passei várias horas com alunos assim.

O professor logicamente precisa da remuneração, porém, muitos de nós realmente se importam com o resultado da aula. O aluno que não está aberto a ser guiado pelo professor, simplesmente está jogando dinheiro fora. 

 

5. O criminoso

Infelizmente existem pessoas que procuram professores para resolver provas, criar sistemas para testes de empregos, resolver listas de exercícios (para universidade), ou até mesmo para fraudar provas etc. Essa é a cereja do bolo dos erros de alunos.  

Eu não vejo problema algum em um aluno que busca ajuda para estudar para uma prova, ou até mesmo aquele profissional que  se deparou com um problema complexo no seu teste de emprego e precisa de ajuda. O problema é que muitas vezes encontramos pessoas que querem pagar para que façamos a tarefa por elas. Pessoalmente eu acho isso uma extrema falta de carater e esses atos são ao meu ver totalmente desprezíveis. 

Se você procura um professor, procure-o para APRENDER. Isso vale não só para a computação, mas para todas as áreas.

 

Conclusão

Esses foram 5 erros mais comuns que encontro ao dar aulas online e espero que você não tenha se identificado com nenhum deles. Porém, caso você se identificou ainda dá tempo de você melhorar e aprender com seus erros. 

Abraço!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil