Decepções de um professor de Ciência da Computação
Por: Vinicius S.
13 de Janeiro de 2019

Decepções de um professor de Ciência da Computação

Você já pensou se você tem culpa de seu professor ser ruim?

Computação Ensino superior Ciência da computação Orientação

Esse artigo foi originalmente publicado em nosso blog

Um herói se cansa?

 
Já começo esse artigo colocando essa pergunta polêmica, será que um herói cansa? Pois, a vida toda nós vemos em filmes e desenhos e até mesmo na história heróis que brigam incansavelmente por uma causa. Mas ninguém se pergunta se o seu herói se cansa.
 

O seu professor nasceu com 32 anos?

 
Pergunta interessante... tem alunos que pensam que você que está fazendo uma disciplina é o primeiro aluno de um professor. Não é algo que os alunos fazem por ingenuidade, mas eles são "levados" a ter essa percepção devido ao modelo educacional que vivemos. Seu professor, antes de você teve muitos anos de aluno e possivelmente muitos alunos. Então, nunca pense que ele têm a obrigação de jogar toda sua história no lixo somente para atender você.
 

Professores de ciência da computação

 
Eu não sou professor há muitos anos, nem tenho uma carga de 30 anos de experiência. Mas eu já compartilhei muitas vezes o sentimento de decepção com muitas pessoas. 
 
O professor de ciência da computação sabe que o aluno que decidir realmente aprender o que é proposto terá que se esforçar. Se ele quiser aprender MESMO, serão muitos dias de dúvidas e muitas horas de esforço. O conhecimento não nasce em você igual os cabelos da cabeça. Logo, ele tenta te ensinar mas ele sabe que tudo isso depende muito mais de você do que dele. 
 

O aluno que destrói professores bons

 
Se você cursa qualquer faculdade - não somente ciência da computação - você pode estar destruindo a carreira do seu professor sem saber. Veja algumas características e atitudes que fazem seu professor ser "cuzão":
 
1- Alunos que não se comprometem com o curso e vão para as aulas somente para conversar ou ir para o bar.
Dica: se você for esse aluno, vá para o bar. 
2- Alunos que não sabem o que estão fazendo na faculdade e fazem ciência da computação querendo ganhar dinheiro. Mas no seu tempo livre gostam de ler livros sobre história.
Observação: não é crime ler sobre história (até recomendo), mas siga sua vocação. Ninguém ganha dinheiro sendo medíocre.
3- Alunos que assumem responsabilidades com orientadores e não cumprem o que prometem ou comprometem o desenvolvimento de outros alunos. Esse tipo de aluno é venenoso, visto que o professor precisa tomar medidas punitivas e deixar sempre seu controle sobre o projeto bastante rigoroso.
 

Conclusão

 

Professores não nascem "cuzões", eles são transformados pela experiência de sala de aula e dos projetos que ele conduz. Se o seu professor é cuzão, entenda que você contribuiu pra isso quando fez aquela mancada com ele.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil