Eu escolhi ser da informática
Por: Vinicius S.
08 de Janeiro de 2019

Eu escolhi ser da informática

Como é possível saber se você é apto a cursar algum curso na ciência da computação?

Computação Análise de Sistemas

O Brasil

 

Considerando o cenário da educação brasileira, não é difícil compreender o porquê existe uma pressão gigantesca sobre o estudante de 16 anos para escolher a profissão. A instituição do famoso "vestibular" ou então o "ENEM" foi uma resposta a necessidade de avaliar e filtrar os alunos ingressantes na universidade. Não é culpa da universidade, afinal quando queremos "contratar" alguém, queremos sempre os melhores, não é?
 
Mas eu deixo duas perguntas fundamentais:
  1. Dois dias exaustivos de provas com mais de 100 questões, realmente provam alguma coisa?
  2. Qual a maturidade de uma pessoa com 16 anos para decidir o que ela quer fazer a vida toda?
 

Testemunho

 

Hoje com 26 anos posso dizer que sei o que quero fazer durante minha vida. Mas quando tinha 16, sinceramente, vejo minha mentalidade do tamanho de uma ervilha. Me recordo muito bem o momento que descobri o curso que iria fazer após o ensino médio. Estávamos em frente ao computador, quando minha irmã mais velha abriu a caixa de seleção dos cursos, e perguntou: "E ai, qual curso você vai querer?". 
 
Acredito que essa foi a pior forma possível de escolher um curso que poderia existir. 
 
No último ano da universidade, depois de várias decepções com a carreira, decidi não prosseguir e tentar novamente, porém com mais maturidade. Foi então que revisando meus hábitos, atitudes, gostos percebi que eu sou da área de TI. 
 
Então decidi recomeçar e escolhi a Análise de Sistemas para ser o meu curso. Posso afirmar hoje, com toda certeza, que esta foi a decisão mais correta que já tomei. O curso desde o início me motivou a ser mais, querer mais, me provocou uma fome de aprendizado que nunca havia sentido antes. 
 
Existem pessoas que cursam uma faculdade e quando saem da sala de aula desejam esquecer o assunto e desaparecer no mundo. Ao contrário disso, eu estudava durante feriados, fins de semana ou qualquer outro dia sem sentir peso algum. Foi assim que eu realmente percebi que aquele era o meu mundo.
 
Sinceramente, eu acho que o sistema de ensino brasileiro falhou em direcionar os alunos do ensino médio para suas vocações. Porém, reclamar nunca resolveu problema nenhum.
Se a estrutura de avaliação e direcionamento falhou no sistema de ensino brasileiro. Cabe ao jovem e seus familiares atentarem-se aos seus hábitos, atitudes, gostos, interesses, vontades. Assim, será possível descobrir com mais facilidade sua carreira.
 

Eu sou da informática?

Por anos eu tive dúvida do que eu gostaria de fazer para o resto da minha vida. Acredito que se você está lendo esse artigo está buscando entender se você é um bom candidato a trabalhar com informática.

É interessante você observar suas preferências, gostos, hobbies e principalmente se você gosta de estudar e passar horas no computador (não apenas jogando League of Legends). Pessoas que amam a informática e fazem dela sua vida em geral possuem um perfil comum e gostam de coisas parecidas - A dica é procurar pessoas assim em sua comunidade e se informar como é ser programador e trabalhar com a área. 

Faça cursos de extensão, minicursos de verão... estes podem te dar uma boa ideia do que você irá enfrentar na universidade sem nem mesmo ter entrado. 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil