Resiliência - característica da pessoa de sucesso
Por: Vinicius S.
13 de Janeiro de 2019

Resiliência - característica da pessoa de sucesso

Você pode pensar que aqueles que possuem sucesso hoje são sortudos. Mas se você souber da sua história, todos eles são resilientes

Coaching Life Coaching Coaching de Vida

Esse artigo foi originalmente publicado em nosso blog

A palavra

Alguns dias atrás aprendi o significado dessa palavra: "resiliência". Mas antes de escrever esse desabafo artigo, fui ao Google e vi sua definição. O google me disse:
 
Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.
 
Então percebi que resiliência é a palavra que procurei por muito tempo para definir o que algumas pessoas NÃO tem quando querem aprender algo novo.
 


O professor que não ensina ou o aluno que não aprende?

Passei por diversas experiências nesse ano de 2018 e percebi algumas coisas que gostaria de compartilhar com vocês - a principal delas é referente a alunos que "não querem" aprender.
 
Tive experiências singulares de ensinar pessoas muito comprometidas com seu trabalho onde você apenas conduzia a pessoa no universo de informações disponíveis. Essa experiência é incrivelmente prazerosa e horas passam sem nem mesmo eu perceber. Porém, ao mesmo tempo tive experiência de pessoas que realmente não conseguiam deixar-se guiar pelo universo de informação. Eu me sentia viajando com alguém de "carona"... esses minutos demoravam mais que horas.
 

Mas por qual motivo isso é tão doloroso para o professor? 

 
Simples... todos que se propõem a ensinar, além da gratificação salarial (muito importante) gosta de ver os alunos realmente se dando bem. Isso faz parte do sistema de recompensa, eu ensino - você aprende. 
 
Mas em muitos momentos não é fácil ser professor (particular). Os alunos não são sinceros consigo mesmo e buscam um "escravo" que pensará por ele. 
 

Paciência

Se você hoje se propõe a aprender algo, seja paciente consigo mesmo. Não seja afobado, apavorado, ansioso. O único lugar que o sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.
 
Se você se propõe a aprender a programar tenho alguns passos pra você conseguir: sente-se, respire, aceite que você não vai aprender TUDO hoje. 
 
 
Seja paciente, ninguém aprende inteligência artificial antes de aprender if else while e for.
 
 
 

Resiliente

É alguém que entende que infelizmente não somos capazes de aprender uma nova língua em 1 só dia e continua tentando até conseguir. Resiliente é alguém que sabe ser humilde e aceitar suas limitações e principalmente não desiste dos seus objetivos. 
 
Não seja o aluno que pega "carona" no conhecimento dos outros... você pode até ganhar o seu diploma, porém no final você vai ser um profissional de merda.
 
 
Artigo original em:

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil