Memorização de vocabulário
Por: Vinicius N.
22 de Setembro de 2020

Memorização de vocabulário

Você também tem dificuldade para memorizar vocabulário em inglês?

Inglês Todos os níveis

Como funciona a memória (e como memorizar vocabulário)

Eu já ouvi muitos alunos dizendo algo do tipo “teacher, eu não aprendo inglês porque minha memória é péssima, não importa o que eu faça, eu não consigo memorizar o vocabulário e falar inglês” com aquela expressão em um misto de frustração, ao dizer tudo isso, e esperança, na expectativa que o teacher tenha uma técnica secreta que nunca foi revelada antes.

Você é uma dessas pessoas que reclama de dificuldades para memorizar o vocabulário em inglês? Ou conhece alguém? Tenho certeza que você conhece alguém assim.

Bem, o que eu respondo todas as vezes é fica tranquilo que eu vou te explicar como a memória funciona e você vai conseguir memorizar vocabulário de uma vez por todas”

Memória de trabalho

Existem várias partes do cérebro com várias funções diferentes e não é nosso trabalho discorrer sobre todas elas e sim falar de uma em específico que cuida da parte prática do aprendizado; a memória de trabalho. Ela se localiza no córtex pré-frontal, região onde se dá boa parte do pensamento complexo que realizamos e usamos para aprender.

Essa memória tem 4 “slots” de trabalho que são ocupados por blocos de memória (parece um computador, não?). Esses blocos de memória consistem em grupos de neurônios de alguma habilidade específica que você usa a cada momento. Por exemplo, agora você está usando um desses slots para decifrar as letras e quais palavras elas formam, e outro slot para interpretar o que você está lendo, ou talvez o mesmo slot para as duas coisas.

A questão é, quanto mais você se aprofunda e se especializa em uma área, mais capacidade o bloco de memória possui. Mais conexões neurais estarão dentro do mesmo bloco e consequentemente você consegue realizar uma atividade mais facilmente e consegue realizar atividades simultaneamente.

Por isso quando fazemos aquilo que somos muito bons, conseguimos realizar outras atividades em paralelo. Vamos ver um exemplo:

Lembra de quando aprendeu a dirigir? Os 4 slots estavam ocupados pelas diferentes habilidades necessárias para conduzir o carro; trocar de marcha, checar retrovisores, prestar atenção nos motoristas em volta, ver o semáforo, checar se algum pedestre vai atravessar a rua. A medida que essas habilidades se enraízam no cérebro, elas se condensam em um bloco de memória apenas, que em seguida vai ocupar apenas um slot quando estiver em uso e assim conseguimos ao mesmo tempo dirigir, ouvir e cantar músicas, reclamar educadamente sobre outros motoristas e organizar a agenda de trabalho mentalmente.

 

Entendi, e agora como faço para memorizar vocabulário de inglês?

Conversar em outra língua exige o uso dos 4 slots para traduzir, entender, pronunciar e significar. Só que antes de fazer as 4 coisas simultaneamente, você deve aprender uma a uma até que você fique tão bom nela e use somente um slot. Então parte para próxima habilidade, até que domine as 04.

O que isso significa? Se uma habilidade ainda está difícil, continue tentando, procure maneiras diferentes de aprendê-la, peça ajuda ao seu teacher, veja vários vídeos sobre o mesmo assunto até que você se sinta bem com tal habilidade.

Um ponto crucial aqui é que você monte seu próprio vocabulário, sua própria lista de palavras ao invés de seguir listas na internet ou livros didáticos. Isso porque cada pessoa cria as conexões neurais (lembra dos grupos de neurônios?) de maneira totalmente diferente o que resulta em uma velocidade de memorização de vocabulário totalmente diferente também.

Sabe aquela palavra que você já viu 50 vezes e ainda tem dificuldade de lembrar de prima? Não tem problema, fica tranquilo. Essa conexão neural vai se formar uma hora e você vai conseguir lembrar sem dificuldades. Por outro lado, eu tenho certeza que para cada palavra dessa, existem outras 30 que você precisou de apenas algumas repetições para memorizar. Cada pessoa aprende cada palavra em velocidades diferentes.

Então faça igual a Dory “continue a nadar”, e simplesmente continue que sua memória vai criar as conexões necessárias para que você aprenda inglês em seu próprio tempo.

R$ 150 / h
Vinicius N.
Campinas / SP
Vinicius N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês VIP Tradução em Inglês English Comprehension
Graduação: Letras (Unicamp - IEL)
Método autodidata com aulas online. Mais de 11 anos de experiência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil