Inglês para crianças: quando começar
Por: Viviani R.
09 de Julho de 2018

Inglês para crianças: quando começar

Inglês Ensino de Inglês para crianças

Todos já sabem da importância de ser fluente para a carreira profissional e também para realizar viagens internacionais. Mas um assunto que ainda gera dúvidas em muitos pais é sobre a melhor idade para começar a estudar inglês. Frequentemente sou abordada com questionamentos sobre a melhor idade, se a criança não vai confudir os dois idiomas e por ai segue uma série de perguntas.

Os estudiosos do assunto falam sobre "janelas de oportunidade", que são momentos no desenvolvimento humano em que somos mais ensináveis, digamos assim.

Janela 2-3 anos: Nessa idade os bebês investem toda a energia para captar e entender o que estão lhe dizendo. Esse estímulo precoce não deve ser exagerado e o ponto mais importante é se seja prazeroso para a criança, de forma lúdica, sem muitas cobranças.

Janela 4-8 anos: O cérebro das crianças funciona como uma esponja, absorvendo, memorizando e processando informações de uma maneira mais eficaz e ágil do que quando se torna um pouco mais velha. O apredizado deve ocorrer durante brincadeiras, pois se a intenção é estimular o desenvolvimento do cérebro, fique sabendo que estudos mostram que criança que não brinca ou brinca pouco tem um cérebro menos desenvolvido. É importante entender que, nesse estágio, a criança reconhecerá palavras, mas provavelmente, não se tornará um falante fluente ainda, pois a aquisição da língua estrangeira é um processo necessariamente longo.

Janela 9-12 anos: No cérebro, o lobo temporal decodifica os sons e o frontal cuida de sua emissão, até os 12 anos essas áreas ainda estão em formação, portanto, é o período ideal para estímulos que quando ocorrem, aumentam as conexões entre os neurônios e melhora a capacidade de a criança reter fonemas e articular palavras estranhas. 

Como professora de inglês há mais de dez anos considero a idade de 4-5 a mais indicada para uma criança iniciar o processo de aprendizagem de um novo idioma, pois com essa idade a criança já está habituada a um ambiente escolar, já tem certa autonomia para ir ao banheiro e beber água sozinha, e as "janelas de oportunidades" estão abertas.

Uma maneira de saber se o momento escolhido é o momento certo é observar o quanto seu filho se mostra envolvido e interessado e vale lembrar que é a caminhada que define a aprendizagem, não ser o primeiro a chegar.

Fontes:

https://saude.abril.com.br

https://catracalivre.com.br

http://thomas.org.br

https://www.estadao.com.br

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil