
Liderança para gerações multidimensionais

em 16 de Março de 2025
Pessoal, assim como aprendemos ética e cidadania; a ler e escrever; habilidades específicas em diferentes etapas da vida, uma competência, muitas vezes negligenciada é a educação financeira.
Não falo aqui simplesmente de saber contar, fazer operações matemáticas. A educação financeira vai muito além dessas habilidades, tambem pode ser definido como alfabetização financeira, aplicada a finanças pessoais.
Muitas pessoas acham desconfortável falar sobre dinheiro, o assunto acaba virando um tabu, inclusive entre pessoas em relações intimas, significativas e duradouras. Muitas pessoas acham que procurar saber sobre finanças, seja por conta própria, seja por algum instrutor, é sinônimo de fraqueza e motivo de vergonha e falta de capacidade. Acham que devem nascer sabendo sobre como lidar com suas próprias finanças e outras pessoas não devem interferir.
Para aprender a lidar com nossas finanças e alcançar um ou mais dos seguintes objetivos:
- quitar dívidas
- adquirir bens materiais
- proporcionar conforto para quem amamos
- adquirir renda passiva
- adiantar a aposentadoria
Precisamos estar abertos a aprender. Precisamos encontrar alguma motivação para nos manter no caminho. Precisamos perseverar ao fracassar, sempre aprendendo por que erramos. Precisamos criar métricas para medir nosso desempenho. Precisamos aplicar disciplina e honestidade.
Obrigado pelo interesse em ler esse artigo e pelo seu tempo.
Boa sorte e nunca se dê por vencido.
Parabéns ! Meu filho quer cursar engenharia química, vc gostaria de conversar com ele pra ele entender um pouco mais desta linda profissão.