Desde o início da minha jornada acadêmica, busquei sempre me envolver em atividades que pudessem ampliar meus horizontes e desenvolver habilidades multifacetadas. Minha formação começou no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Belo Horizonte, onde concluí o ensino fundamental e médio em dezembro de 2022. Durante esse período, tive a oportunidade de participar de diversos projetos e atividades que fomentaram meu pensamento crítico e habilidades de liderança. Entre esses, destaco minha atuação como presidente no Fórum JPIC em 2022 e minha participação constante no projeto MiniOnu nos anos de 20…
Desde o início da minha jornada acadêmica, busquei sempre me envolver em atividades que pudessem ampliar meus horizontes e desenvolver habilidades multifacetadas. Minha formação começou no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Belo Horizonte, onde concluí o ensino fundamental e médio em dezembro de 2022. Durante esse período, tive a oportunidade de participar de diversos projetos e atividades que fomentaram meu pensamento crítico e habilidades de liderança. Entre esses, destaco minha atuação como presidente no Fórum JPIC em 2022 e minha participação constante no projeto MiniOnu nos anos de 2020, 2021 e 2022. Além disso, participei de várias olimpíadas acadêmicas.
A busca pelo domínio de um segundo idioma também foi uma constante em minha trajetória. Após diversas experiências com escolas de idiomas, consegui me formar em inglês na Influx BH, em julho de 2022, alcançando um nível fluente. Paralelamente, meu interesse por geopolítica e história me levou a me matricular no curso de Relações Internacionais: Teoria e História, oferecido pelo Instituto Legislativo Brasileiro, em Brasília. Concluí este curso em janeiro de 2022, o que me proporcionou uma base sólida sobre a conjuntura mundial atual e reforçou minha decisão de seguir carreira na área de Relações Internacionais.
Atualmente, estou cursando Relações Internacionais na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma das mais renomadas instituições da América Latina. Iniciei este curso em março de 2023. A Unifesp tem sido um ambiente propício para aprofundar meus conhecimentos em geopolítica, economia internacional e outros campos relevantes, preparando-me para enfrentar os desafios do cenário global.
Minha experiência profissional também reflete minha paixão pela educação e pelo desenvolvimento intelectual dos jovens. Entre 2017 e 2023, fui atleta de voleibol no Olympico Club. Encerrada minha carreira esportiva em fevereiro de 2023, decidi dedicar meu tempo e habilidades ao ensino, trabalhando como professor voluntário de geopolítica no projeto Extracurriculando de 2023 a 2024, onde tive a oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre política internacional, história e geografia, fomentando debates enriquecedores com os alunos. Além disso, atuei como professor voluntário no Cursinho Popular Helena Pignatari, vinculado à Universidade Federal de São Paulo, em 2023, auxiliando estudantes na preparação para vestibulares e outras provas importantes.
Minhas atividades como educador também incluem a preparação de estudantes para simulações, como Modelos das Nações Unidas e outras simulações, onde pude aplicar meus conhecimentos de geopolítica, história e inglês de forma prática e dinâmica. Essas experiências não só enriqueceram meu repertório acadêmico e profissional, como também reforçaram minha vocação para a área de Relações Internacionais, na qual estou profundamente comprometido a seguir e a contribuir para um entendimento mais profundo e crítico das questões globais.
Como educador, desenvolvi uma metodologia de ensino que se baseia em cinco pilares fundamentais: interatividade, contextualização prática, desenvolvimento do pensamento crítico, ensino lúdico e abordagem individualizada. Minha experiência como professor de geopolítica, geografia, história, inglês e na preparação para simulações me permitiu moldar uma abordagem didática que não apenas transmite conhecimento, mas também engaja os alunos de maneira significativa.
Interatividade:
Acredito que o aprendizado ativo é crucial para a retenção e aplicação do conhecimento. Minhas aulas são altamente interativas, promovendo discussões, debates e trabalhos. Ao invés de simplesmente expor os conteúdos, incentivo os alunos a participarem ativamente, questionando e explorando os temas. Em geopolítica e história, por exemplo, utilizo estudos de caso e simulações de eventos históricos e contemporâneos para que os alunos possam vivenciar e analisar diferentes perspectivas.
Contextualização Prática:
Relaciono constantemente os conteúdos teóricos com situações práticas e reais. Em minhas aulas de geografia e geopolítica, apresento notícias atuais, artigos acadêmicos e dados estatísticos que mostram a aplicação dos conceitos estudados no mundo real. No ensino de inglês, foco na utilização prática do idioma, por meio de exercícios de conversação, interpretação de textos autênticos e produção escrita, preparando os alunos para a comunicação efetiva em contextos variados.
Desenvolvimento do Pensamento Crítico:
Estimulo meus alunos a desenvolverem um pensamento crítico e analítico. Em minhas aulas de geopolítica e história, por exemplo, promovo a análise crítica de fontes diversas e a compreensão dos múltiplos fatores que influenciam os eventos globais. Nas simulações de ONU e jurídicas, incentivo os alunos a assumirem diferentes papéis e a debaterem questões complexas, desenvolvendo habilidades de argumentação, negociação e resolução de problemas.
Ensino Lúdico:
Incorporo elementos lúdicos em minhas aulas para tornar o aprendizado mais envolvente e divertido. Utilizo memes e fofocas históricas como ferramentas didáticas para ilustrar conceitos complexos de uma maneira acessível e divertida. Esses elementos ajudam a captar a atenção dos alunos e a facilitar a compreensão de temas mais densos, tornando a experiência de aprendizado mais leve e prazerosa.
Abordagem Individualizada:
Reconheço que cada aluno tem um ritmo e um estilo de aprendizado únicos. Por isso, adoto uma abordagem de ensino individualizada, adaptando meus métodos e materiais para atender às necessidades específicas de cada estudante. Ofereço suporte personalizado, seja através de feedbacks detalhados, seja por meio de sessões de tutoria individual, garantindo que todos possam progredir de acordo com suas capacidades e interesses.
Diferencial:
O que diferencia minha metodologia de ensino é a integração de múltiplas disciplinas, a preparação para desafios reais e o uso de técnicas lúdicas e individualizadas. Minha experiência como atleta de voleibol me ensinou a importância da disciplina, do trabalho em equipe e da resiliência, valores que levo para a sala de aula. Ao ensinar inglês, geopolítica e história, aplico uma abordagem interdisciplinar que ajuda os alunos a verem as conexões entre diferentes áreas do conhecimento.
Além disso, minha participação em projetos como o Extracurriculando e o Cursinho Popular Helena Pignatari me proporcionou uma compreensão profunda das necessidades educacionais dos alunos e a habilidade de adaptar minhas estratégias de ensino para atendê-las. Ao preparar os estudantes para simulações, foco não apenas no conteúdo acadêmico, mas também no desenvolvimento de habilidades práticas, como a oratória, a escrita formal e a capacidade de trabalhar sob pressão.
Em suma, minha metodologia de ensino é construída para engajar os alunos, relacionar o aprendizado com a realidade prática, incorporar elementos lúdicos e adaptar-se às necessidades individuais, fomentando um ambiente de aprendizado ativo e crítico. Meu diferencial reside na capacidade de integrar conhecimentos diversos e preparar os alunos para os desafios do mundo real, desenvolvendo não apenas suas competências acadêmicas, mas também suas habilidades pessoais e profissionais.
Através de minha metodologia de ensino interativa, contextualizada, crítica, lúdica e individualizada, busco proporcionar uma experiência de aprendizado enriquecedora e transformadora para cada aluno. Meu compromisso é não apenas transmitir conhecimento, mas também inspirar e preparar os estudantes para os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo.
Se você está interessado em saber mais sobre minha abordagem educacional ou discutir oportunidades de colaboração, ficarei muito feliz em conversar com você. Estou disponível para responder a perguntas, fornecer mais detalhes sobre minhas experiências e metodologias, e explorar como podemos trabalhar juntos para alcançar objetivos educacionais e profissionais.