Ler, escrever e pensar

Redação Escrita Ideias
Ler, escrever e pensar
Adrilena Ribeiro
em 15 de Setembro de 2014

Saber escrever pressupõe, antes de mais nada, saber ler e pensar. O pensamento é expresso por palavras, que são registradas na escrita, que por sua vez é interpretada pela leitura. Como essas atividades estão intimamente relacionadas, podemos concluir que quem não pensa (ou pensa mal), não escreve (ou escreve mal); quem não lê (ou lê mal) não escreve (ou escreve mal).

 

Ler, portanto, é fundamental para escrever. Mas não basta ler, é preciso entender o que se lê. Entender significa ir além do simples significado das palavras que aparecem no texto. É preciso, também, compreender o sentido das frases, para que se alcance uma das finalidades da leitura: a compreensão de ideias e, num segundo momento, os recursos utilizados pelo autor na elaboração do texto.

 

Apesar do grande poder dos meios eletrônicos, a leitura é ainda uma das formas mais ricas de informação, pois grande parte do conhecimento nos é apresentado sob forma de linguagem escrita.

 

Lembre-se: estar bem informado é uma das normas mais importantes para quem quer escrever bem.

 

FONTE: www.soportugues.com.br

Belém / PA
Graduação: Letras Português/literaturas (Escola Superior da Amazônia)
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Ensino Fundamental e Médio da Escola Educativa (Japão) por vídeo conferência. Atuando desde março de 2012.
Literatura Brasileira e Portuguesa, Ajuda em Português, Dúvida de Português, Português na Faculdade, Introdução ao Português, Português Online, Problemas de Português
Oferece aulas presenciais
R$ 33 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil