Não escreva como quem fugiu da escola
Adrilena Ribeiro
em 17 de Setembro de 2014

Quando vamos escrever, seja você um escritor profissional ou apenas alguém que registra sua memórias, decepções ou sonhos num diário virtual ou de papel, devemos nos lembrar de alguns princípios básicos de escrita, isto é, coisas das quais não devemos nos esquecer se quisermos escrever um texto que tenha um mínimo de qualidade. Guardadas as devidas proporções de público e alcance, o texto deve seguir alguns padrões formais em sua apresentação:

 

1. As palavras devem estar grafadas conforme a ortografia oficial. A ortografia oficial é uma convenção nececssária para garantir que as pessoas possam se comunicar por escrito. Imagine os problemas que teríamos para ler um texto se cada um grafasse as palavras como bem entendesse. Se você tiver dúvidas quanto à grafia de alguma palavra (e isso é normal porque a nossa ortografia, embora seja bastante regular, tem lá suas particularidades), o melhor a fazer é consultar o dicionário. Lá as palavras estão registradas em sua forma oficial;

 

2. os textos são divididos em parágrafos. O parágrafo é um recorte do texto que facilita tanto a vida do autor (auxilia-o a organizar a sequência do seu texto), quanto a  do leitor (imagine ler um texto sem nenhum recorte formal). Quem já leu Saramago sabe bem que leva um tempo para nos acostumarmos ao ritmo de leitura, pois ele quase não usa sinais de pontuação. A convenção aqui é simples: sempre que iniciamos um parágrafo ocupamos uma nova linha na página, afastando-a um pouco para a adireita da margem e grafamos a primeira palavra com letra inical maiúscula;

 

3. entre as palavras há sempre um espaço em branco. Novamente, é uma convenção muito útil: ela facilita nossa leitura. Imagine o trabalho que teríamos para ler um texto em que as palavras não estivessem separadas. Você mesmo pode facilmente verificar isso: basta trocar com um(a) colega bilhetes escritos com todas as palavras unidas;

 

4. os textos devem ser pontuados. A pontuação é também uma convenção que ajuda a deixar o texto claro e orienta a caminhada do leitor. Nesse sentido, podemos dizer que os sinais de pontuação (vírgula, ponto, ponto-e-vírgula, ponto de interrogação, reticências, travessão, aspas, parênteses) funcionam como uma espécie de sinais de trânsito: eles indicam paradas, anunciam direções que o texto vai formar, apontam os limites de segmento do texto, etc.

 

Como se vê, eu não quis aqui apresentar um texto complexo sobre estrutura textuais e tudo mais que envolve isso, mas sim falar de maneira simples sobre alguns aspectos que têm sido negligenciados pelos alunos, inclusive do Ensino Médio. O que desejamos aqui é contribuir para que você amplie seu domínio desta importante face da atividade escrita, buscando deixar seus textos sempre claros e legíveis.

 

As convenções gráficas não são muitas e aprendê-las não é difícil. Basta você estar atento a elas e consciente de sua importância para a qualidade dos textos que escreve. Um dos melhores caminhos para isso é observar seu uso nos textos bem escritos. 

 

FONTE: www.analisedetextos.com.br

Belém / PA
Graduação: Letras Português/literaturas (Escola Superior da Amazônia)
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Ensino Fundamental e Médio da Escola Educativa (Japão) por vídeo conferência. Atuando desde março de 2012.
Literatura Brasileira e Portuguesa, Ajuda em Português, Dúvida de Português, Português na Faculdade, Introdução ao Português, Português Online, Problemas de Português
Oferece aulas presenciais
R$ 30 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil