Dicas de como escrever (sempre) bem!
Por: Bárbara P.
20 de Outubro de 2015

Dicas de como escrever (sempre) bem!

Redação Escrita Artigos Vocabulário Texto Argumentativo Tema Organização Dicas

Não é novidade que para escrever bem é necessário uma leitura diária! Se você não descobriu o imenso prazer que a leitura pode proporcionar é porque ainda não encontrou seu livro favorito! Se você ainda não tem o hábito da leitura, sugiro que comece por livros que contenham temas de seu gosto, que sua leitura seja fácil e agradável (todos), se acha que vai começar a gostar de ler iniciando por Dostoievski, está enganado (a).

Segunda dica envolvendo livros:  não importa o que vai ler, leia, qualquer coisa. Ziraldo disse alguma vez que “mais importante que estudar é ler”, e é importante mesmo. Não importa se seu professor não gosta do livro que elegeu, seus pais não gostam, seus amigos acham uma besteira. O que para você é ótimo, o outro pode achar uma péssima escolha, isso também vale para livros.

 Outro importante artifício para escrever melhor, é fazer resumos do que você lê. Livros, artigos, jornais, tudo, faça um resumo com suas palavras dos pontos importantes, do que tem de mais relevante, em cada texto, os pontos principais, ou até mesmo os erros que notou.

Um fator importantíssimo para uma escrita melhor, é o nosso bom e velho dicionário, tenha-o sempre a mão, quando estiver lendo, escrevendo, procure no dicionário palavras desconhecidas do seu léxico, anote seu significado, isso aumentará e muito seu vocabulário, sem contar que você irá evitar o péssimo hábito da retipetição de palavras/caracteres.

É importante ter uma organização do que vai escrever, há uma organização principal para cada tipo de texto, texto argumentativo, descritivo e narrativo, farei um artigo especialmente sobre esse tema. Em um texto argumentativo, por exemplo, você não pode introduzir seu texto, no final, ou introduzir os argumentos, onde você deveria estar argumentando o(s) mesmo(s).

Uma dica final e simples, para concluir meu texto (organização?) é escrever o que acontece no seu dia, coisas banais do cotidiano. Trocando em miúdos, “a pratica leva a perfeição”, depois é só marcar um horário comigo para a gente (nós não 007) acertar essa escrita, abraços e até o próximo texto. 

Contato: 10poetico@gmail.com
https://www.facebook.com/aulasparticulareserevisaodetextos

R$ 75 / h
Bárbara P.
Rio de Janeiro / RJ
Bárbara P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Revisão de Textos
Graduação: Letras (Universidade Federal Fluminense)
Faça aulas de Redação, Literatura, Letras
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil