O que é preciso para escrever uma redação?
em 11 de Julho de 2018
É grande o número de pessoas que já ouviram falar em preconceito linguístico. Afinal, esse termo é lembrado constantemente quando o assunto é a relação entre a Língua Portuguesa e a sociedade que a utiliza. No entanto, a seguinte dúvida pode surgir: o que é preconceito linguístico? Tanto os vestibulares quanto os concursos públicos costumam trazer questões sobre o tema, sendo necessário entendê-lo e dominá-lo.
ENTENDENDO A NOÇÃO DE PRECONCEITO LINGUÍSTICO
O preconceito linguístico acontece quando uma pessoa discrimina outra por conta da forma como ela fala. Esse fenômeno social acontece devido ao uso de gírias, a "erros" cometidos durante a comunicação, aos falares regionais, etc. Contudo, que ninguém se engane: existem pessoas que têm preconceito com quem fala "correto demais", formal demais, e isso também constitui um preconceito linguístico.
PRECONCEITO LINGUÍSTICO: POR QUE ACONTECE E COMO COMBATÊ-LO
Uma das causas apontadas para o preconceito linguístico é a ideia errada de que apenas a norma padrão deve ser valorizada. Esse conceito é bastante equivocado, uma vez que o respeito deve atingir os falantes de qualquer variante. Afinal, é difícil usar a norma padrão 24h por dia. Entretanto, há uma ótima notícia: os livros didáticos vêm mudando a forma como abordam a questão da linguagem, postura que deve permanecer nas publicações acadêmicas.