Preconceito Linguístico: do que se trata?
Por: Camila S.
03 de Março de 2016

Preconceito Linguístico: do que se trata?

Português Concursos Língua Portuguesa Comunicação Dúvida

É grande o número de pessoas que já ouviram falar em preconceito linguístico. Afinal, esse termo é lembrado constantemente quando o assunto é a relação entre a Língua Portuguesa e a sociedade que a utiliza. No entanto, a seguinte dúvida pode surgir: o que é preconceito linguístico? Tanto os vestibulares quanto os concursos públicos costumam trazer questões sobre o tema, sendo necessário entendê-lo e dominá-lo.

 

ENTENDENDO A NOÇÃO DE PRECONCEITO LINGUÍSTICO

 

O preconceito linguístico acontece quando uma pessoa discrimina outra por conta da forma como ela fala. Esse fenômeno social acontece devido ao uso de gírias, a "erros" cometidos durante a comunicação, aos falares regionais, etc. Contudo, que ninguém se engane: existem pessoas que têm preconceito com quem fala "correto demais", formal demais, e isso também constitui um preconceito linguístico.

 

PRECONCEITO LINGUÍSTICO: POR QUE ACONTECE E COMO COMBATÊ-LO

 

Uma das causas apontadas para o preconceito linguístico é a ideia errada de que apenas a norma padrão deve ser valorizada. Esse conceito é bastante equivocado, uma vez que o respeito deve atingir os falantes de qualquer variante. Afinal, é difícil usar a norma padrão 24h por dia. Entretanto, há uma ótima notícia: os livros didáticos vêm mudando a forma como abordam a questão da linguagem, postura que deve permanecer nas publicações acadêmicas. 

 

 

 

R$ 45 / h
Camila S.
São Bernardo do Campo / SP
Camila S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Português - Literatura
Curso Livre: Fundamentos da Coordenação Pedagógica (PrimeCursos do Brasil)
Graduada em letras, pós-graduanda na área de língua portuguesa e literatura e 12 anos de experiência . Ensino port - ingl - ita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil