Aprenda a utilizar a fórmula ÍNDICE & CORRESP
em 18 de Abril de 2018
Bom Dia, Turma!
A fatoração nada mais é do que transformar uma equação matemática em uma multiplicação (produto) de fatores. Muitos autores dizem que a fatoração é a simplificação de equações - cuidado!! Isto não é verdade, pois nem sempre uma equação fatorada se torna simplificada!
A fatoração tem como intenção tornar uma equação mais simplificada. Um bom exemplo para nos certificarmos disso é a fatoração da seguinte equação:
Forma fatorada:
Como podemos perceber, a forma fatorada é bem mais complexa. Veja que existe um conceito bem interessante neste exemplo, está bem evidente que a fatoração busca diminuir o grau do polinômio em seus fatores.
A fatoração, na prática, é utilizada para tornar modelos matemáticos mais complexos em fatores mais simples, por exemplo, a famosa fórmula dos Gases Ideais é (PV = nRT), já a dos Gases Reais é mais refinada e com coeficientes de ajustes referentes ao tipo de gás (a e b).
Fórmula de um Gás Ideal:
Fórmula de um Gás Real:
Como podemos perceber, o modelo de um Gás Real é um produto de fatores, com a intenção de simplicar o modelo.
A fatoração, para os mais experientes, é um universo cheio de truques e macetes, é como uma batalha, quanto maior a experiência e o conhecimento das táticas de guerra, mais fácil e rápido será para se atingir o objetivo.
Uma dica bem interessante é o triângulo de Pascal, na verdade esse triângulo carrega uma série de mistérios bem interessantes, mas vamos, neste artigo, manter o foco na fatoração.
Propriedades do Triângulo de Pascal:
1ª - Um cateto e a hipotenusa do triângulo são formados por 1;
2ª - Em cada linha, os termos equidistantes (mesma distância) dos extremos são iguais;
3ª - O resultado da soma de dois elementos consecutivos de uma linha é imediatamente igual ao elemento da linha abaixo.
(a + b)^2 = a^2 + 2ab + b^2
(a + b)^3 = a^3 + 3a^2b + 3ab^2 + b^3
(a + b)^4 = a^4 + 4a^3b^2 + 6a^2b^2 + 4ab^3 + b^4
No triângulo de Pascal, são evidenciados os coeficientes das expressões acima quando aplicados os produtos notáveis.
Manter nas mangas as expressões mais clássicas e que são campeãs em provas.
(Uma das fatorações mais exploradas em vestibulares militares)
Obs.: As 3 primeiras são primordiais para qualquer prova, a 4ª e a 5ª são desejáveis, já a última é bem específica.
Existem questões de fatoração bem inteligentes e que exploram o melhor de nosso raciocínio, são as famosas questões que exigem o "põe e tira", geralmente elas surgem devido a necessidade de formar uma "expressão clássica", supracitada na Dica 2 .
Por exemplo:
1 + 1 = 2, podemos expressar esta sentença da seguinte forma também: 1 + 1 + 7 - 7 = 2, ou seja, o fato de inserirmos o 7 e tirá-lo não afetará o resultado da expressão.
Com esse artifício poderemos resolver o seguinte exercício:
Resolução:
Em uma grande parte dos problemas de fatoração, basta resolvermos a equação igualando-a a zero e encontrando as raízes, pois estas comporão os fatores.
Com essa ideia, poderemos resolver o seguinte exercício:
Resolução:
(*)
Igualando a equação do segundo grau a zero temos como raízes, a1 = -7 e a2 = 1.
Sendo assim, a forma fatorada será:
(*)Obs.: Lembre-se que não é correto expor ao examinador a equação sendo igualada a zero, pois é um exercício de fatoração e não de equação do 1º ou do 2º grau.
A dica 5 é somente para os campeões que enxergam a Matrix!!!!!!(hahha...).
Existem questões de Olimpíadas e Vestibulares com um alto grau de dificuldade, em que não basta você conhecer as 4 dicas acima, você terá que extrapolar os limites e "sacar" as necessidades do exercício no decorrer do desenvolvimento. Lembra quando falei da experiência em batalha? Agora você terá que usa-lá! Irei ilustrar este último tópico com um exercício desafiador.
Se e , calcule
Resolução:
Considerando , para efeito de cálculo teremos:
(Equação I)
Considerando , para efeito de cálculo teremos:
(Equação II)
Considerando , para efeito de cálculo temos:
(Equação III)
Substituindo a (Equação I em III) e levando-se em consideração que para abc, obrigatoriamente, uma das incógnitas deve ser zero para atender a seguinte equação: . A seguir temos:
(Equação IV)
Substituindo a (Equação IV em II), temos:
Na resolução do problema acima, existe uma técnica muito utilizada pelos matemáticos para evitar erros e, ao mesmo tempo, organizar o raciocínio, é chamar duas incógnitas de uma "letra", por exemplo, . Você percebeu que o último item da Dica 2 não precisa necessariamente ser memorizado?
Um grande abraço a todos,
Carlos Roberto Roa