Aprenda a utilizar a fórmula ÍNDICE & CORRESP
em 18 de Abril de 2018
Bom Dia, Turma!
Relatórios Gerenciais de Faturamento, Vendas e Performance são imprescindíveis em toda empresa, visto que através destes são possíveis análises que direcionarão o sucesso e a saúde financeira do negócio; além da elaboração de estratégias de mercado para uma maior penetração, assertividade e entendimento da Concorrência.
A função ESCOLHER() propicia a geração de Relatórios Gerenciais de forma dinâmica, prática e organizada. É interessante ressaltar que esta função poderá ser explorada de "n" formas, mas neste artigo ensinarei a montar um Relatório Gerencial Mensal para consulta.
=ESCOLHER(núm_índice, valor1, [valor2], ...)
núm_índice: indica a posição de seleção do valor e deverá ser um número inteiro entre 1 e 254
valor1, [valor2],...: indica o valor selecionado e pode-se ter até 254 argumentos.
Importante: Para copiar as tabelas de forma efetiva, pressione o Crtl e selecione os campos de interesse, delimitados entre os rólutos númericos das linhas e alfabéticos das colunas.
Imagine que temos em nosso arquivo duas abas, uma aba que servirá para alimentarmos a nossa base de dados e a outra para consulta de nosso Relatório Gerencial Mensal.
Então, criaremos na aba DADOS a seguinte tabela:
- | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M |
1 | QUANTIDADE DE PRODUTOS VENDIDOS | ||||||||||||
2 | PRODUTO | JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ |
3 | X | 2 | 4 | 6 | 3 | 5 | 7 | 8 | 10 | 6 | 3 | 2 | 2 |
4 | Y | 10 | 5 | 4 | 7 | 8 | 9 | 0 | 1 | 4 | 8 | 1 | 3 |
5 | Z | 9 | 15 | 21 | 14 | 9 | 11 | 22 | 22 | 30 | 8 | 33 | 25 |
Na aba RELATORIO criaremos a seguinte tabela:
- | A | B | C |
1 | PRODUTO | MÊS ESCOLHIDO | 2 |
2 | X |
=ESCOLHER($C$1;DADOS!B3;DADOS!C3;DADOS!D3;DADOS!E3;DADOS!F3; DADOS!G3;DADOS!H3;DADOS!I3;DADOS!J3;DADOS!K3;DADOS!L3;DADOS!M3) |
|
3 | Y |
=ESCOLHER($C$1;DADOS!B4;DADOS!C4;DADOS!D4;DADOS!E4;DADOS!F4; DADOS!G4;DADOS!H4;DADOS!I4;DADOS!J4;DADOS!K4;DADOS!L4;DADOS!M4) |
|
4 | Z |
=ESCOLHER($C$1;DADOS!B5;DADOS!C5;DADOS!D5;DADOS!E5;DADOS!F5; DADOS!G5;DADOS!H5;DADOS!I5;DADOS!J5;DADOS!K5;DADOS!L5;DADOS!M5) |
- | A | B | C |
1 | PRODUTO | MÊS ESCOLHIDO | 2 |
2 | X | 4 | |
3 | Y | 5 | |
4 | Z | 15 |
- | A | B | C |
1 | PRODUTO | MÊS ESCOLHIDO | 12 |
2 | X | 2 | |
3 | Y | 3 | |
4 | Z | 25 |
Obs.: Perceba que o mês escolhido, corresponde ao número do mês (1,2,3,...,12). Para criação de uma lista suspensa para a seleção do mês é necessário associar o nome do mês (JAN, FEV, MAR....DEZ) a um número e atrelar na função Escolher em campo núm_indice, já que esse não aceita nome.
No campo MÊS ESCOLHIDO, ao invés de selecionar de digitar o número do mês crie uma lista suspensa para selecionar o nome do mês.
Dica: Crie um campo auxiliar com a condicional SE associando o nome do mês (MÊS ESCOLHIDO) do ao seu respectivo número e atritua a função ESCOLHER em núm_índice.
Um grande abraço a todos,
Carlos Roberto Roa