Planilhas Inteligentes (Função ESCOLHER) - Relatório Gerencial Mensal

Informática Geral
Planilhas Inteligentes (Função ESCOLHER) - Relatório Gerencial Mensal
Carlos Roa
em 03 de Fevereiro de 2015

Bom Dia, Turma!

 

1. Bate Papo Rápido

Relatórios Gerenciais de Faturamento, Vendas e Performance são imprescindíveis em toda empresa, visto que através destes são possíveis análises que direcionarão o sucesso e a saúde financeira do negócio; além da elaboração de estratégias de mercado para uma maior penetração, assertividade e entendimento da Concorrência.

A função ESCOLHER() propicia a geração de Relatórios Gerenciais de forma dinâmica, prática e organizada. É interessante ressaltar que esta função poderá ser explorada de "n" formas, mas neste artigo ensinarei a montar um Relatório Gerencial Mensal para consulta.

 

2. Sintaxe da Função

=ESCOLHER(núm_índice, valor1, [valor2], ...)

núm_índice: indica a posição de seleção do valor e deverá ser um número inteiro entre 1 e 254

valor1, [valor2],...: indica o valor selecionado e pode-se ter até 254 argumentos.

 

3. Aplicação do Conceito

Importante: Para copiar as tabelas de forma efetiva, pressione o Crtl e selecione os campos de interesse, delimitados entre os rólutos númericos das linhas e alfabéticos das colunas.

Imagine que temos em nosso arquivo duas abas, uma aba que servirá para alimentarmos a nossa base de dados e a outra para consulta de nosso Relatório Gerencial Mensal.

Então, criaremos na aba DADOS a seguinte tabela:

- A B C D E F G H I J K L M
1 QUANTIDADE DE PRODUTOS VENDIDOS
2 PRODUTO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
3 X 2 4 6 3 5 7 8 10 6 3 2 2
4 Y 10 5 4 7 8 9 0 1 4 8 1 3
5 Z 9 15 21 14 9 11 22 22 30 8 33 25

Na aba RELATORIO criaremos a seguinte tabela:

- A B C
1 PRODUTO MÊS ESCOLHIDO 2
2 X

=ESCOLHER($C$1;DADOS!B3;DADOS!C3;DADOS!D3;DADOS!E3;DADOS!F3; DADOS!G3;DADOS!H3;DADOS!I3;DADOS!J3;DADOS!K3;DADOS!L3;DADOS!M3)

3 Y

=ESCOLHER($C$1;DADOS!B4;DADOS!C4;DADOS!D4;DADOS!E4;DADOS!F4; DADOS!G4;DADOS!H4;DADOS!I4;DADOS!J4;DADOS!K4;DADOS!L4;DADOS!M4)

4 Z

=ESCOLHER($C$1;DADOS!B5;DADOS!C5;DADOS!D5;DADOS!E5;DADOS!F5; DADOS!G5;DADOS!H5;DADOS!I5;DADOS!J5;DADOS!K5;DADOS!L5;DADOS!M5)

 

- A B C
1 PRODUTO MÊS ESCOLHIDO 2
2 X 4
3 Y 5
4 Z 15

 

- A B C
1 PRODUTO MÊS ESCOLHIDO 12
2 X 2
3 Y 3
4 Z 25

Obs.: Perceba que o mês escolhido, corresponde ao número do mês (1,2,3,...,12). Para criação de uma lista suspensa para a seleção do mês é necessário associar o nome do mês (JAN, FEV, MAR....DEZ) a um número e atrelar na função Escolher em campo núm_indice, já que esse não aceita nome.

 

4. Desafio

No campo MÊS ESCOLHIDO, ao invés de selecionar de digitar o número do mês crie uma lista suspensa para selecionar o nome do mês.

Dica: Crie um campo auxiliar com a condicional SE associando o nome do mês (MÊS ESCOLHIDO) do ao seu respectivo número e atritua a função ESCOLHER em núm_índice.

 

Um grande abraço a todos,

Carlos Roberto Roa

 

São Paulo / SP
Curso Livre: Microsoft Excel Avançado (Acadêmicos do Excel)
Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) atuo com Inteligência de Mercado e administro o site Acadêmicos do Excel, ambiente com um vasto conteúdo de ensino sobre Excel. Já ministrei aulas particulares e suporte em cursinho pré vestibular em Matemática e Física. Sou uma pessoa comunicativa, paciente e apaixonada por exatas e tecnologia. No momento estou me especializando em tecnologias de Big Data. Estou a disposição para maiores informações!
Excel para Vestibular, Excel Profissional, Análise de Dados em Excel, Matemática para Ensino Fundamental, Física para Ensino Fundamental, Física para Ensino Médio, Física para ENEM
Oferece aulas presenciais
R$ 70 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil