Planilhas Inteligentes (Função ESCOLHER) - Relatório Gerenci
Por: Carlos R.
03 de Fevereiro de 2015

Planilhas Inteligentes (Função ESCOLHER) - Relatório Gerenci

Informática Geral

Bom Dia, Turma!

 

1. Bate Papo Rápido

Relatórios Gerenciais de Faturamento, Vendas e Performance são imprescindíveis em toda empresa, visto que através destes são possíveis análises que direcionarão o sucesso e a saúde financeira do negócio; além da elaboração de estratégias de mercado para uma maior penetração, assertividade e entendimento da Concorrência.

A função ESCOLHER() propicia a geração de Relatórios Gerenciais de forma dinâmica, prática e organizada. É interessante ressaltar que esta função poderá ser explorada de "n" formas, mas neste artigo ensinarei a montar um Relatório Gerencial Mensal para consulta.

 

2. Sintaxe da Função

=ESCOLHER(núm_índice, valor1, [valor2], ...)

núm_índice: indica a posição de seleção do valor e deverá ser um número inteiro entre 1 e 254

valor1, [valor2],...: indica o valor selecionado e pode-se ter até 254 argumentos.

 

3. Aplicação do Conceito

Importante: Para copiar as tabelas de forma efetiva, pressione o Crtl e selecione os campos de interesse, delimitados entre os rólutos númericos das linhas e alfabéticos das colunas.

Imagine que temos em nosso arquivo duas abas, uma aba que servirá para alimentarmos a nossa base de dados e a outra para consulta de nosso Relatório Gerencial Mensal.

Então, criaremos na aba DADOS a seguinte tabela:

- A B C D E F G H I J K L M
1 QUANTIDADE DE PRODUTOS VENDIDOS
2 PRODUTO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
3 X 2 4 6 3 5 7 8 10 6 3 2 2
4 Y 10 5 4 7 8 9 0 1 4 8 1 3
5 Z 9 15 21 14 9 11 22 22 30 8 33 25

Na aba RELATORIO criaremos a seguinte tabela:

- A B C
1 PRODUTO MÊS ESCOLHIDO 2
2 X

=ESCOLHER($C$1;DADOS!B3;DADOS!C3;DADOS!D3;DADOS!E3;DADOS!F3; DADOS!G3;DADOS!H3;DADOS!I3;DADOS!J3;DADOS!K3;DADOS!L3;DADOS!M3)

3 Y

=ESCOLHER($C$1;DADOS!B4;DADOS!C4;DADOS!D4;DADOS!E4;DADOS!F4; DADOS!G4;DADOS!H4;DADOS!I4;DADOS!J4;DADOS!K4;DADOS!L4;DADOS!M4)

4 Z

=ESCOLHER($C$1;DADOS!B5;DADOS!C5;DADOS!D5;DADOS!E5;DADOS!F5; DADOS!G5;DADOS!H5;DADOS!I5;DADOS!J5;DADOS!K5;DADOS!L5;DADOS!M5)

 

- A B C
1 PRODUTO MÊS ESCOLHIDO 2
2 X 4
3 Y 5
4 Z 15

 

- A B C
1 PRODUTO MÊS ESCOLHIDO 12
2 X 2
3 Y 3
4 Z 25

Obs.: Perceba que o mês escolhido, corresponde ao número do mês (1,2,3,...,12). Para criação de uma lista suspensa para a seleção do mês é necessário associar o nome do mês (JAN, FEV, MAR....DEZ) a um número e atrelar na função Escolher em campo núm_indice, já que esse não aceita nome.

 

4. Desafio

No campo MÊS ESCOLHIDO, ao invés de selecionar de digitar o número do mês crie uma lista suspensa para selecionar o nome do mês.

Dica: Crie um campo auxiliar com a condicional SE associando o nome do mês (MÊS ESCOLHIDO) do ao seu respectivo número e atritua a função ESCOLHER em núm_índice.

 

Um grande abraço a todos,

Carlos Roberto Roa

 

R$ 70 / h
Carlos R.
São Paulo / SP
Carlos R.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 12 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
MBA: Data Science - Big Data Analytics (FIA-USP)
Graduado em engenharia e pós-graduado em big data, atuo com inteligência de mercado, buscando ajudar pessoas. Sou criador do site acadêmicos do excel.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil