4 dicas da neurociência para aprender qualquer idioma mais r
Por: Carolina R.
17 de Novembro de 2016

4 dicas da neurociência para aprender qualquer idioma mais r

Inglês Business English Fluente Pronúncia Fala Aprendizado Aprendizagem Cultura Estudos Documentos Contexto Imersão Exercícios Língua Dia A Dia Música

4 dicas da neurociência para aprender qualquer idioma mais rápido


 Sempre tem gente com mais facilidade para aprender as coisas. Mas porque isso acontece? Porque tem pessoas que aprendem a falar inglês mais rápido que outras, por exemplo?

Segundo a professora Carla Tieppo, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a velocidade com que cada um tem para dominar um idioma está ligada a vários fatores.

Um deles é a disposição psicológica para o aprendizado. Tem pessoas que tem vergonha ou medo de se expor, por exemplo. Já outras, têm uma postura mais aberta, sem medo de errar, sem se cobrar para que aprenda tudo logo.

Pessoas com mais facilidade para línguas costuma ter muita curiosidade e veem o aprendizado como um desafio, e não como um teste.

Existe também o fator das habilidades cognitivas de cada pessoa. A professora Carla fala sobre a chamada “memória de trabalho”, uma espécie de memória RAM do cérebro.

Trata-se de um componente cognitivo que permite processar vários tipos de informação ao mesmo tempo, como dominar pronúncia, significado e regras gramaticais enquanto você fala. Quem tem essa habilidade, acaba se dando melhor com idiomas.

Cultura e idioma

O húngaro Balázs Csigi, fluente em 7 línguas, defende que o processo de aprendizagem pode ser mais fácil se o estudante fizer uma imersão na cultura do país que fala o idioma estudado.

Em artigo para o site Business Insider, ele diz: “Em vez de aprender pela repetição, você precisa ir além da superfície e desvendar a cultura escondida atrás de cada palavra e expressão”.

Como aprender qualquer idioma mais rápido?

Com base em conceitos e estudos da neurociência, é possível chegar a algumas dicas práticas para acelerar o processo de aprendizagem de uma língua. Veja:

1- Coloque seu aprendizado em um contexto

Imagine que você deva dizer em francês a frase “Preciso de um telefone com urgência” em duas situações diferentes: em um exercício na sala de aula ou no meio de uma rua escura em Paris, após ter perdido os seus documentos. Em qual momento você exigirá mais do seu cérebro?

A resposta é fácil, já que quanto maior for a necessidade de entender um idioma ou se expressar nele, mais rápido será o aprendizado. É por isso que muitas pessoas voltam mais fluentes uma língua quando moram no exterior. A vida real é muito mais exigente do que os exercícios: de algum jeito você tem que se virar, então acaba aprendendo.

Mas você não precisa necessariamente morar em outro país para isso. Tente criar situações para o aprendizado. Os videogames com áudio em inglês, por exemplo, são um ótimo recurso, já que você precisa entender que está sendo dito para passar para a próxima fase e continuar jogando.

2- Assista a um mesmo filme estrangeiro três vezes

Outro método simples para melhorar o seu aprendizado é ver três vezes um filme falado na língua que você está estudando. Na primeira vez, veja com as legendas em português. Na semana seguinte, assista com legendas no idioma estrangeiro. Na terceira e última vez, dê o play sem legendas.

Segundo Carla, essa é uma boa forma para entender melhor o que se ouve. Nessa terceira vez que assistir ao filme, sem legendas, você já saberá sobre a história e talvez se lembre de vários diálogos. Assim, você fará associações entre forma, som e significado, além de treinar o reconhecimento de várias palavras no outro idioma.

3- Ouça música

Você adora um determinado artista que canta em francês, espanhol ou inglês, por exemplo? Ao ouvi-lo, principalmente se estiver com a letra da música em mãos, com certeza você vai querer entender o que ele canta.

E é aí que está a grande contribuição da música para o estudo de línguas. “A perspectiva de finalmente entender uma letra que você nunca entendeu traz muita motivação, que é uma condição básica para o aprendizado”, explica a especialista.

4- Use expressões no outro idioma sempre que puder

Outra dica é usar o idioma estrangeiro sempre que possível na sua rotina, mesmo que seja entre frases em português. Quanto mais você praticar a língua em situações do dia a dia, mais rápido ela vai fazer parte do seu repertório, até o ponto em que você vai falar palavras na outra língua sem nem perceber.

Viu só como aprender outro idioma mais rápido é bem possível? Experimente essas dicas.

Até mais!

R$ 95 / h
Carolina R.
São Paulo / SP
Carolina R.
5,0 (16 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 44 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês para Todos os Níveis Inglês para TOEFL Correção de textos em Inglês
Mestrado: Literatura inglesa (UNIP - Universidade Paulista)
Professora licenciada em letras português/inglês. Minhas aulas são totalmente personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil