5 maneiras de melhorar o speaking!

Inglês
5 maneiras de melhorar o speaking!
Carolina R.
em 25 de Julho de 2019

Speaking em inglês é uma das quatro habilidades mais importantes para a aquisição do idioma de língua inglesa. Sendo assim, em determinado momento dos seus estudos, será necessário estudá-lo mais profundamente. Pensando nisso, separamos uma série de dicas para você interessado em aprender inglês e evoluir seu speaking de uma forma rápida e mais simples.

Durante a rotina de estudos é normal encontrarmos lacunas durante os processos de evolução de qualquer uma das quatro habilidades. O speaking em inglês é uma das habilidades que deixa mais dúvidas de como deve ser aprimorado e evoluído constantemente. Durante os estudos, acreditamos que essa evolução acontece de maneira mais complicada. Entretanto, podemos ver que há algumas maneiras bem simples de desenvolver seu speaking.

Sendo assim, separamos algumas dicas que podem deixar seus estudo bem mais simples e fáceis para você conseguir desenvolver seu speaking em inglês. Vale lembrar que tudo isso somente é possível com dedicação, esforço e disciplina de cada um. Isso porque nenhum método é totalmente eficaz se o aluno não estiver focado nos seus estudos. Enfim, veja as dicas selecionadas a seguir!

1. Encontre alguém para conversar. O ato de falar (speaking) é apenas uma das quatro partes essenciais no processo de aprendizagem de um novo idioma. As outras são ouvir (listening), ler (reading) e escrever (writing). Uma pessoa não pode aprender como falar inglês sem aprender como ouvir o inglês. O listening e o speaking estão ligados entre si, bem como o reading e o writing. Portanto, encontrar pelo menos uma pessoa para conversar em inglês é altamente recomendável. Não importa o que será discutido com o seu “parceiro de idioma”; o importante é conversar. No entanto, não siga nenhum script escrito anteriormente. Isto é conversa, é leitura (ou decoreba, se preferir).

2. Assista a filmes e vídeos. Além de ser uma excelente maneira para os estudantes praticarem o seu listening, é possível também pausar e voltar em alguma parte específica, caso haja dúvidas. Dependendo do seu nível, você pode optar por usar legenda ou não, e se a mesma será em português ou inglês. Sugestão: assista a um filme primeiro em português, para entender a história, depois mude para inglês com legenda em português, depois assista novamente em inglês com legenda em inglês, e por fim em inglês sem legenda. É possível que você tenha que assistir algumas vezes antes de passar para a próxima “fase”, porém é um exercício que pode valer a pena, pois irá praticar o seu reading e listening. Sugiro a leitura também do post mencionado acima.

3. Pratique o máximo possível. O único método “verdadeiro” de aprender um idioma é falando-o. A maioria das pessoas ficam receosas ao falar por medo de cometerem erros. Porém erros fazem parte de qualquer aprendizado e devem ser cometidos para que se obtenha progresso. O ideal seria praticar inglês com um nativo, porém caso você não possa/consiga, encontre estudantes do idioma para praticar. Sem querer ofender, mas esta opção é “melhor que nada”. Além disso, não tenha medo de não ser perfeito. O inglês de ninguém é perfeito. Portanto, praticar é a única maneira de aperfeiçoá-lo.

4. Participe de grupos de conversação online. A internet está repleta de grupos de encontro de pessoas com os mais variados interesse. Escolha um onde se fale apenas inglês, independente do tema, e pratique. Escolha um que seja do seu interesse.

5. Utilize os recursos que a internet oferece. Existe uma miríade de sites de tradução, dicionários, jogos,  salas de chat entre vários outros recursos que podem ser utilizados para você se aperfeiçoar no estudo da língua inglesa. Já falei de alguns destes sites por aqui. Uma boa busca e você poderá encontrá-los.

15 avaliações
São Paulo / SP
Graduação: Licenciatura em Letras Inglês/Português (Universidade Paulista)
Tradução em Inglês Inglês Básico Conversação em Inglês Inglês para Negócios Correção de textos em Inglês Inglês Intermediário IELTS
Professora licenciada em letras português/inglês. Minhas aulas são totalmente personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 80 / aula
Conversar Whatsapp do professor Carolina R. Whatsapp do professor Carolina R. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 51 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil