
A importância do inglês para profissionais de tecnologia

em 28 de Agosto de 2024
A nossa primeira dica tem um teor mais motivacional. Independentemente do nível que estiver, não desista!
Aprender inglês, assim como qualquer outro idioma, não é algo da noite para o dia. E não deixe de comemorar a cada conquista e de ver as nossas próximas dicas.
Não é segredo para ninguém que quando a gente se diverte no processo, tudo fique mais fácil.
Então, aqui vão umas práticas que te ajudarão muito:
Sabe aquela série e filme que você adora? Que tal começar a vê-los legendado e, depois, com áudio e legenda em inglês? Quando se der conta, estará assistindo apenas com o áudio em inglês.
Monte aquela playlist com músicas em inglês que você adora. Vai se aprofundando nas letras, estudando as traduções. O processo é bem bacana para o seu listening!
Se você é fã de podcasts, essa também pode ser uma oportunidade. Já que há produtos bem direcionados para o aprendizado do idioma.
Qualquer conteúdo que você curta vai ficar facilitar o seu aprendizado.
Aqui é quase uma continuação do item anterior. Afinal, é sempre bom começar lendo conteúdos que você tenha afinidade para treinar o seu reading.
Portanto, a recomendação é a seguinte:
Já que tocamos nesse assunto do reading, é interessante usar algumas técnicas a seu favor.
A chamada leitura scanning, como o nome sugere, é uma técnica para escanear o texto. Dar aquela boa olhada de cima a baixo e usar as palavras-chave que conhece a seu favor.
Já a técnica skimming, por sua vez, te ajuda a analisar o conjunto de títulos, informação relevante de cada parágrafo, cognatos e falsos cognatos, figuras e imagens. Enfim, todo o conjunto de sentidos que conseguir encontrar.
Você notará que, mesmo que não conheça todas as palavras, unindo essas técnicas, conseguirá entender o texto. E mais: preencher as lacunas do que não entendeu.
Aproveite e anote as palavras que não conhece. Assim, pode se aprofundar nos seus respectivos usos.
Pode soar uma daquelas dicas de inglês clichês, porém é bem interessante se aprofundar naquela clássica lista das 3 colunas.
Conhecer os principais verbos e suas variações irregulares ajuda bastante a facilitar uma compreensão mais básica na hora de ler, ouvir e falar.
Ok, sabemos que as pessoas não conversam no gramatiquês clássico dos livros. Mas, tudo bem! Você precisa começar por um lugar.
Depois que dominar os principais verbos e expressões, pode ir se aprofundando em expressões informais.
É normal no nosso processo de aprendizado que fiquemos traduzindo tudo para a nossa língua materna.
Entretanto, cuidado para não cair em armadilhas! Nem tudo se traduz ao pé da letra, ainda mais em expressões com phrasal verbs.
Hoje em dia, encontramos diferentes apps de aprendizado. A maioria deles possuem diferentes módulos gratuitos. Podemos citar, por exemplo, aplicativos como o Duolingo e o Memrise.
Esses aplicativos podem ajudar a naturalizar parte do vocabulário básico que vai precisar para avançar no idioma.