8 Dicas Ótimas Para Aprender Inglês Através da Música
Por: Carolina R.
02 de Outubro de 2017

8 Dicas Ótimas Para Aprender Inglês Através da Música

Inglês Pronúncia Iniciante Todos os níveis Vocabulário Prática Cotidiano Aprendizado Atividades Cultura Estudos Problemas Língua Música Segunda língua Aprender Inglês
 

Qual é o segredo para aprender bem o inglês?

Talvez seja determinação e persistência?

Ou talvez seja algum dom natural de certas pessoas?

Nenhuma das duas opções, eu acho.

O segredo para aprender inglês é fazer isso de maneira divertida, através das ferramentas e hábitos certos.

E uma das melhoras ferramentas está esperando para ser utilizada no seu smartphone.

Caso você não tenha a usado ainda, nunca é tarde demais para começar: aprender inglês através da música.

 
Por Que Aprender Inglês Através da Música?

Então, por que usar a música é tão eficaz para aprender inglês?

  • Funciona. Existem evidências científicas que demonstram como a música pode ajudar aqueles que querem aprender uma segunda língua a adquirir regras gramaticais, vocabulário e até a soletrar. Existem também o “Efeito Mozart“, que é um conceito que diz que ouvir música clássica aumenta a performance mental, principalmente nas atividades de aprendizado.
  • Linguagem cotidiana e coloquial. Quase todas as músicas têm muitos vocabulários, frases e expressões úteis. Como o público-alvo é focado nos nativos, as músicas utilizam uma linguagem e coloquial e atualizada. Essa linguagem casual é perfeita para ser usada no cotidiano, se você escolher a canção certa.
  • Familiarize-se com o som do idioma inglês. Ouvir canções também permitirá que você se concentre em pronúncia e entendimento do ritmo, tom e passo do idioma inglês.
  • Faça com que o inglês grude na sua cabeça. Muitas das palavras e padrões sonoros nas canções são repetitivos, o que os torna mais fáceis de ficarem na sua cabeça. Você provavelmente já sabe disso. A música tem uma habilidade fantástica de simplesmente grudar nas nossas mentes. O ritmo e as letras às vezes até se infiltram nos nossos pensamentos e começam a tocar nas nossas cabeças. Tudo isso lhe ajudará a aprender, já que você poderá facilmente memorizar o vocabulário e as frases. Na verdade, depois de um curto período de tempo, será muito difícil esquecer as letras das canções.
  • As canções são emocionais. Nossa relação com a música é profunda, poderosa e muito recompensadora. É como uma chave que destrava nossas emoções, influencia nosso humor e aprimora nosso bem-estar mental e físico. Quando algo é tão emocional, fica ainda mais fácil de ser lembrado.
  • A música é um hábito fácil. Um dos motivos pelos quais as pessoas têm dificuldade de aprender um idioma é não ter um tempo extra durante o dia para se dedicarem aos estudos. Mas quando você está aprendendo inglês através da música, você não precisa separar tanto tempo para isso, já que você pode levar a música para onde você for. Você pode ouvir canções em inglês no carro, na cozinha e no banho. Escolhendo as músicas que você gosta, você pode ouvir as mesmas canções várias vezes sem ficar entediado.
  • A música lhe ensina a cultura inglesa. As canções lhe darão uma boa ideia de como é a cultura dos que falam inglês e como os falantes dessa língua pensam e se sentem. A familiaridade com as canções populares lhe dará um bom conteúdo para conversas com seus amigos que falam inglês.
 
 
Como Aprender Inglês Através da Música: 8 Dicas Ótimas

Antes de começar, você precisa selecionar as canções com as quais deseja aprender. Isso é importante, pois canções erradas podem gerar uma série de problemas, como por exemplo:

  • uso de uma linguagem difícil que não é comumente usada
  • músicas que não são populares (nada contra os artistas menos famosos, mas se o objetivo é se conectar com falantes de inglês, talvez seja mais eficiente aprender com as canções que usam uma linguagem mais comum)
  • músicas rápidas demais (com as quais são difíceis aprender)
  • músicas que não têm letras disponíveis

Aqui estão minhas oito dicas para lhe ajudar a escolher a música certa para aprender inglês:

1. Vá ao lugar certo para encontrar as canções.

  • Você pode procurar em sites de compartilhamento como YouTube e Vimeo. Eles têm grandes catálogos de clipes de música e alguns até são legendados com a letra em inglês. 
  • Spotify, que é um serviço de assinatura, é fantástico porque tem uma grande seleção que você pode levar para onde quiser. Ele também é útil para saber o que é popular no momento.
  • FluentU é uma ótima maneira de aprender inglês com vídeos. Nós temos vários tipos de vídeos divertidos prontos para serem usados nesse momento, como clipes musicais e trailers de filmes. Temos centenas de vídeos para você escolher, então com certeza você encontrará um material perfeito para você. Nossa coleção serve para aprendizes de todos os níveis, desde dos novatos até os nativos. 
     

2. Selecione as canções certas.

  • Escolha músicas que você ama. Não há porque aprender inglês através de canções que você não gosta. Isso com certeza será entediante.
  • Encontre canções que usem o tipo certo de linguagem. Um linguajar que não é fácil demais nem difícil demais, que seja comumente usado.
  • Deve-se ficar atento com a pronúncia dos cantores, já que nem sempre eles pronunciam as palavras de maneira clara. Talvez um metal muito pesado não seja a melhor escolha no começo.
  • Canções que contem histórias são as melhores, já que são boas para serem visualizadas e entendidas. Se você for um iniciante, vale até ouvir canções de criança ou da Disney.
  • Comece com músicas pop e depois varie. Essas músicas mais famosas tendem a falar sobre romance, o que é bom, já que utilizam vocabulários repetitivos. Quando estiver pronto para variar de estilo, você pode experimentar gêneros mais diversos, para escutar um vocabulário mais variado.

3. Utilize a técnica “scaffolding” e crie um suporte de vocabulário para digerir as letras.

Não seria ótimo se você pudesse aprender inglês só ouvindo músicas? Na prática, você teria que passar algum tempo digerindo as letras e seus significados para entendê-las completamente. É exatamente isso que os professores chamam de “scaffolding” – ou seja, andaime (o que sustenta algo que está sendo construindo, como as rodinhas de uma bicicleta). Em vez de tentar descobrir as letras sozinho, você pode usar recursos como os seguintes para acelerar esse processo:

  • Lyrics.com e Smartlyrics.com oferecem um grande catálogo de letras que você pode usar.
  • Music English é uma coleção de clipes musicais no YouTube com legendas.
  • FluentU: Além de ter os melhores clipes musicais para aprender inglês, todos os vídeos do FluentU tem legendas interativas. Se você passar seu mouse sobre uma palavra, o vídeo pausa e uma janela popup mostra o significado da palavra. Todo significado é exemplificado em frases de fácil entendimento. Você pode facilmente adicionar qualquer palavra à sua lista pessoal de vocabulário. 
     

4. Estude as letras e o vocabulário.

Além de digerir o conteúdo, é importante revisar o vocabulário com frequência. Divida a canção em partes, palavra por palavra, e tente memorizar cada palavra para que se torne parte do seu vocabulário. Você pode fazer isso usando cartelas através de sites como Anki ou Mental Case.

5. Cante junte com a canção.

A não ser que você esteja cantando para um público, você não precisa ser o melhor vocalista do mundo. Então, não se preocupe se não tiver habilidades musicais. Sempre tente cantar seguindo o ritmo da canção. Isso força s sua boca a se acostumar com os formatos e movimentos do ritmo da música.

6. Tente cantar sem ler a letra.

Depois de um certo tempo, você começará a memorizar a canção. A partir daí, você estará pronto para o próximo passo – tentar cantar sem ler as letras. Com certeza você poderá incluindo tais palavras nas suas conversas cotidianas com muito mais facilidade.

7. Revise Periodicamente.

Você não precisa decorar uma canção completamente antes de passar para a próxima. Na verdade, depois que você se sentir confortável com uma canção, você já pode ir para a próxima. Mas depois de um certo tempo, é bom voltar a canção anterior. Isso se chama “repetição espaçada”, e já foi provado que esse método é muito mais eficaz do que tentar decorar tudo de uma só vez.

8. Encontre novas canções que se acumularão com o que você já aprendeu.

Esse talvez seja o passo mais difícil. Toda nova canção que você aprende deve ter um equilíbrio certo de vocabulário totalmente novo e progressão de vocabulário anterior. Manter essa sobreposição equilibrada lhe deixa motivado, e revisa o que já foi aprendido, reforçando o aprendizado de maneira natural e elevando esse o benefício ao nível máximo.

Divirta-se! A música é uma linguagem universal com a qual todos podem se identificar. Escute canções em inglês todos os dias e você ficará surpreso com a quantidade de palavras em inglês você conseguirá memorizar com certa facilidade. Quando você incorpora o aprendizado de idiomas com atividades divertidas como escutar e cantar canções, você nem perceberá que está aprendendo um segundo idioma.

Outros Recursos Para Aprender Inglês Através da Música
 
 
R$ 95 / h
Carolina R.
São Paulo / SP
Carolina R.
5,0 (16 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 44 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Gramática em Inglês Inglês Avançado Tradução em Inglês
Mestrado: Literatura inglesa (UNIP - Universidade Paulista)
Professora licenciada em letras português/inglês. Minhas aulas são totalmente personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil