Como sair do nível intermediário para o avançado?

Inglês
Como sair do nível intermediário para o avançado?
Carolina R.
em 14 de Janeiro de 2021

Existem muitas formas de se passar do inglês intermediário para o inglês avançado, neste artigo te daremos 9 dicas infalíveis, selecionadas por nossa equipe, para fazer seu inglês saltar do nível intermediário para o avançado muito rápido. Por isso nós do Social Learn English – Curso de inglês online, viemos trazer aqui essas dicas para vocês.

 É claro que o estudo da língua inglesa é um dos principais deles, entretanto ser esforçado, disciplinado e dedicado é o ponto chave para isso.

Contudo, você também pode optar por alguns métodos alternativos para potencializar os seus estudos e, assim, passar do intermediário para o avançado de forma eficiente.

Ao iniciarmos os estudos em língua inglesa, cada descoberta nos faz ficar maravilhados, isso acontece principalmente quando somos iniciantes, contudo, essas descobertas passam a ser maçantes e precisamos de novos desafios.

Por isso, estudamos mais e mais e procuramos por formas de passar do inglês básico para o intermediário, entretanto, com o passar do tempo, ao tentar formular frases mais complexas, percebemos que nem mesmo o inglês intermediário é o suficiente.

Por isso, acabamos buscando desafios maiores e novas formas de subir mais uma vez de nível no conhecimento e habilidades da língua inglesa, sendo assim, precisamos passar do nível intermediário para o avançado.

O inglês avançado é um dos últimos passos para que uma pessoa possa se tornar fluente, isso porque para se atingir o nível avançado, é preciso estudar regras mais complexas e estruturas maiores do inglês.

Pensando nisso, separamos uma série com 9 dicas para que você consiga passar do inglês intermediário para o avançado, rumo a tão almejada fluência no idioma de língua inglesa.

O que seria esse nível de inglês avançado afinal?

O nível de inglês avançado consiste em permitir ao falante:

  • Saber como estruturar frases mais complexas e difíceis,
  • Possuir um domínio completo da língua inglesa e suas regras gramaticais,
  • Conhecer um grande número de palavras e um vocabulário extenso,
  • Conhecer todos os aspectos de conjugações verbais e até mesmo os verbos irregulares em inglês,
  • Ter uma pronúncia avançada e que proporcione um bom entendimento, mesmo que ainda não seja perfeita,
  • Dominar as habilidades de leitura e escrita,
  • Dominar a habilidade de audição
  • Ser capaz de conduzir uma simples conversação em língua inglesa.

Analisa-se o inglês avançado como um inglês extremamente fluído, claro e correto. 

A conversação, entonação e pronúncia são os principais aspectos a serem dominados durante o inglês avançado.

Portanto, pode-se definir que para se considerar um nível mais a frente, é preciso dominar pelo menos as habilidades consideradas mais fáceis, tais como leitura e audição.

Os aspectos da fala e da escrita são melhor trabalhados quando o aluno possui um conhecimento maior sobre todas as regras que regem a gramática do inglês.

Qual a importância do avanço de níveis do inglês

É possível já ter acontecido com você de alguém perguntar em inglês se estava tudo bem e você responder que sim, mesmo sem estar.

Pois se falasse que não, seria muito difícil explicar o motivo depois, este sentimento de não conseguir uma comunicação mais efetiva nos deixa muito desconfortáveis e frustrados.

No mercado de trabalho, sair do inglês intermediário para o inglês avançado se faz ainda mais necessário.

Conhecendo apenas o intermediário da língua, não somos capazes de nos comunicarmos com propriedade, por mais que saibamos vários aspectos das normas e regras da gramática inglesa.

Além disso, sabemos que os cargos mais almejados e os salários mais altos também se tornam mais difíceis com pouco conhecimento ou com um conhecimento médio de língua inglesa.

Para você que pretende viajar, saiba que o inglês avançado é a única forma de fazer com que você não passe por apuros e tenha uma viagem tranquila.

Dicas que podem ajudar a sair do inglês intermediário para o inglês avançado

É importante ressaltar que sair do inglês intermediário para o inglês avançado requer um certo tempo de estudo e muita disciplina.

Como você sabe, não existe uma fórmula mágica para se aprender inglês, pois para que a mudança de nível seja feita, só dependerá da sua organização e do tempo em que você irá se dispor a estudar e praticar.

Estudar inglês uma vez na semana por duas horas não te permitirá grandes progressos a curto prazo. 

Contudo, se você passar a vivenciá-lo, trocar as ferramentas do seu celular para a língua inglesa, ouvir músicas, ver filmes e praticar um pouco todo dia, os resultados serão bem mais fáceis de serem alcançados e percebidos.

Dessa forma, você conseguirá passar do inglês intermediário para o avançado e para ajudá-lo, trouxemos algumas ferramentas muito úteis para auxiliar no processo de treinamento para conseguir chegar lá.

As dicas para avançar no seu nível de inglês são muitas, podemos citar as seguintes: livros, audiolivros, apostilas, dicionários, tradutores, exercícios, testes de proficiência, sites de notícias, fóruns, podcasts, jogos, música, filmes, séries, aplicativos, dentre outros.

As opções são inúmeras, basta você escolher, contudo, falaremos sobre as mais utilizadas e ainda daremos exemplos  para atingir o inglês avançado. Confira!

Dicas para ajudar a atingir o inglês avançado

Como já citamos anteriormente, existem várias formas que podem ajudá-los na hora de passar do inglês intermediário para o inglês avançado, dentre as quais temos:

1. Ouça Podcasts para dar um salto no seu inglês.

Os podcasts estão a tornar-se cada vez mais populares na difusão de informação e debate, mas também podem ser uma excelente ferramenta de aprendizado para quem tem o nível de inglês intermediário. 

O aluno pode tanto escolher programas e séries em inglês que tratem de temas mais corriqueiros e atuais ou optar por canais focados especificamente no treino do idioma.

O objetivo é adaptar a percepção auditiva do inglês, quanto mais ouvir, mais ágil será o entendimento e melhor será o conhecimento da pronúncia correta das palavras.

No site English Class 101, por exemplo, é possível escolher o nível em que está e receber uma série de podcasts para o treino do vocabulário.

Há ainda um fórum de discussão onde se pode debater com outros alunos as temáticas das lições recebidas.

O Spotify tem uma série de opções também, como o Expresso English Podcast e o Luke’s English Podcast, mais focado no inglês britânico.

2. Invista em aplicativos para aumentar seu vocabulário.

Os aplicativos são ainda mais populares e variados que os podcasts, cada um com a sua função, prometem facilitar a vida do usuário através do Smartphone. 

Para quem tem o inglês intermediário, esse tipo de ferramenta pode ajudar a ampliar o vocabulário de forma descontraída e até a se conectar com falantes nativos do idioma.

Duolingo já é bastante popular no mundo todo e continua a ser um bom suporte se combinado com outras formas de estudo. 

No Hello Talk é possível falar com nativos através de mensagens de texto, de voz e vídeo. Além de praticar a conversação, é uma maneira leve de, quem sabe, fazer amigos de outros países.

Quer interação, mas sem necessariamente falar com outras pessoas? O Speaking Pal, que pode ser instalando também no desktop, proporciona uma experiência divertida com um personagem em vídeo.

3. Assista filmes e séries em inglês para alcançar níveis mais altos.

A melhor forma de otimizar o inglês intermediário é tornando a língua o mais presente possível na rotina.

Assim, é possível criar uma proximidade com o idioma e o exercício se tornará mais natural.

Isso significa também incluir a prática em momentos de lazer como, por exemplo, ouvir música ou assistir filmes e séries.

A ideia é tentar acompanhar o áudio original sem o auxílio das legendas em português.

Se ficar muito complicado, não vale desistir, antes disso, coloque as legendas em inglês para ficar um pouco mais fácil.

Assim, terá contato com o idioma na velocidade em que ele é falado pelos nativos, conhecerá expressões novas de uso habitual e ainda exercitará mais a escuta.

4. Acompanhe as notícias para se habituar a outros tipos de expressões.

Com o inglês intermediário, normalmente já se compreende e reproduz bem a linguagem cotidiana, mas é importante contactar com outras formas de se expressar.

Não é preciso, por exemplo, recorrer a textos acadêmicos nessa fase, sendo assim ler notícias e artigos de opinião no idioma é interessante para ampliar um vocabulário mais formal.

Também é uma mais valia para manter-se atualizado e conseguir variar os temas de uma conversa.

Sites de meios de comunicação com a BBCThe New York TimesThe New Yorker e The Guardian são boas referências.

5. Pratique a escrita para sair do nível intermediário e chagar ao nível mais avançado.

Quando se pretende alcançar a fluência em um idioma, deve-se praticar para desenvolvê-la em todas as valências e a escrita é uma bem importante. 

Uma pessoa que possui o nível de inglês intermediário consegue fazer textos simples com um vocabulário limitado até certo ponto.

O exercício é a melhor forma de fazer com que escrever na outra língua se torne mais fácil, fluido e natural, portanto praticar com um suporte especializado é ainda mais vantajoso. 

A ferramenta Write and Improve da Universidade de Cambridge, por exemplo, estimula o estudante a enviar os seus textos para serem revisados e corrigidos. 

O processo é automático e garante um feedback em questão de segundos, mostrando os erros cometidos na redação.

6. Faça um plano de estudos se quiser deixar o nível intermediário no passado.

O estudante deve colocar o inglês na sua vida como se fosse uma disciplina mesmo da escola o da faculdade, portanto para deixar o nível intermediário no passado e chegar ao avançado precisará abandonar a zona de conforto.

Mais do que estudar para ter nota, deve-se estudar para aprender de verdade, sendo assim vale reservar um tempo diário para focar em algum tema específico, por exemplo escrita, pronúncia ou escuta. 

Vinte minutos por dia são suficientes para praticar. O importante é fazer disso uma rotina, um hábito, pois como já foi falado anteriormente, o idioma precisa ser exercitado para evoluir.

7. Otimize a pronúncia se quiser mostrar evolução no idioma.

Falar é importante, mas falar corretamente é fundamental. Muitas vezes, o sotaque pode fazer com que a pronúncia das palavras não seja a melhor, por isso, mais uma vez, é importante exercitar.

Vale lembrar também que, tal como acontece com o português e com todas as outras línguas, o inglês muda de acordo com a localização geográfica, portanto dependendo de onde o idioma é falado, ele pode sofrer alterações e isso pode influenciar também no aprendizado.

Nesse processo, existem canais e plataformas que focam na pronúncia e em exercícios para desenvolvê-la da melhor forma possível.

A ferramenta mais conhecida é a engVid, um site com centenas de videoaulas ministradas por professores nativos e nos diferentes níveis de inglês.

Entre os canais, destacam-se o MmmEnglish, o Canal Tim ExplicaCarina Fragozo e Anglo-Link.

8. Faça um intercâmbio para dar um salto no seu inglês.

Essa é a maior vantagem de um intercâmbio para quem tem o nível de inglês intermediário.

Como o aluno já conhece a língua, o aprendizado “só” precisa ser acelerado e aprofundado, algo que acontece com mais facilidade quando, além de assistir aulas, se convive com a língua no cotidiano.

A temporada fora do país “força” o estudante a, de fato, colocar em prática os seus conhecimentos no inglês e a se tornar mais autoconfiante. 

Mesmo que a pronúncia não seja perfeita e que muitas frases fiquem pelo meio, o exercício constante torna até o raciocínio mais rápido.

Além disso, o intercâmbio é uma excelente forma de contactar com pessoas de diferentes nacionalidades e fica sempre muito bem no currículo.

9. Investir em um curso de inglês personalizado fará você sair do nível intermediário para o avançado.

Outro ponto importante é buscar ajuda de profissionais competentes da área. 

Busque por um curso de inglês que ofereça aulas individuais e focadas nas suas necessidades!

Até a próxima. Cheers!

5,0 (16)
81 horas ministradas
São Paulo / SP
Graduação: Licenciatura em Letras Inglês/Português (Universidade Paulista)
Inglês Intermediário Inglês para Todos os Níveis Correção de textos em Inglês Inglês para TOEFL Inglês Básico Inglês para Viagens Inglês para Preparação para Entrevista de Emprego
Professora licenciada em letras português/inglês. Minhas aulas são totalmente personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 90 / aula
Conversar Whatsapp do professor Carolina R. Whatsapp do professor Carolina R. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 20 h e 24 min
Teste Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil