Cronograma para APRENDER INGLÊS SOZINHO

Inglês
Cronograma para APRENDER INGLÊS SOZINHO
Carolina Rodrigues
em 12 de Março de 2018
É possível aprender inglês sozinho, sem ficar perdido ou inseguro, usando o roteiro e a dedicação apropriados. Neste artigo, eu disponibilizo um roteiro para aprender inglês sozinho de estudo bastante completo que preparei para você começar. Também separei alguns itens importantes que você precisa considerar. Agora chegou a sua vez de aprender a falar inglês de verdade.
 
Aprender inglês sozinho pode não parecer uma tarefa fácil para muitas pessoas, principalmente porque a maioria não sabe por onde começar.  Muita gente desiste de aprender inglês porque não tem uma base para se apoiar nem um cronograma para seguir. Acaba no final das contas perdendo a oportunidade de um empregopromoçãoestudoaprovação em provas, etc, simplesmente por medo de tentar estudar inglês sozinho e perder seu tempo.
 
Entendendo essa necessidade e atendendo aos pedidos de alguns de vocês, vim dizer que é possível sim estudar sozinho se dar bem. E para dar um “norte” aos seus estudos, deixo à sua disposição um cronograma que preparei para quem precisa aprender inglês sozinho. A única diferença entre você e alguém que estuda inglês com um professor é que o seu aprendizado dependerá de você exclusivamente e exigirá mais dedicação.
 
Mas antes, preciso deixar claro que você vai querer se sabotar. E isso só vai tornar cada vez menos possível o seu objetivo de aprender inglês sozinho. Por isso, siga à risca as regras que você estabelecer. Considere os itens abaixo quando estiver pensando suas regras.
 
Tempo

Separe pelo menos uma hora todos os dias para estudar inglês. Não adianta acumular o conteúdo e estudar tudo em um dia só. Por exemplo, se você não conseguiu estudar na segunda-feira, não vai ajudar estudar na terça-feira o conteúdo da segunda e da terça.

 

Dedicação

Estabeleça a sua meta (onde você quer chegar) no idioma e um prazo para você aprender, e mergulhe de cabeça! Por exemplo, suponhamos que o seu objetivo seja fazer uma prova em inglês. Então a sua meta é conseguir ler um texto e entender sua ideia central para responder algumas perguntas. E você decide separar 3 meses para isso. Então, foque totalmente nisso durante todo o processo. Quando você pensar em desistir, lembre-se da sua meta. Quando estiver com preguiça, lembre-se dela. Quando quiser se sabotar, pense na aprovação. Dedique-se totalmente porque você não vai ter um professor para pegar na sua mão.

 

Aproveite toda a oportunidade para aprender

Se tiver um tempo sobrando, estude um texto. Se estiver em um engarrafamento, ouça um podcast. Se trabalhar em uma empresa multinacional, preste mais atenção aos avisos e comunicados em inglês. Mude o seu smartphone e conta de e-mail para inglês. Tudo isso servirá de input para você.

 

O cronograma para aprender inglês sozinho

 
O cronograma que preparei para aprender inglês sozinho contempla as quatro habilidades da língua: speaking, listening, reading e writing. Eu me preocupei em preparar algo que se encaixe nas suas preferências de assunto, porque assim todo o conteúdo estudado fará mais sentido para você. Veja que o cronograma semanal permite que você mesmo selecione os materiais de estudo.

Todas as semanas use o mesmo cronograma, mas com textos, áudios, músicas e exercícios diferentes. No final do prazo que você estabeleceu, você vai ver que terá evoluído mais do que imagina. Vamos lá então?

 

Segunda-feira

 
Leitura: selecione um texto do seu interesse e de acordo com o seu nível de aprendizagem. No final deste artigo, eu deixo um texto para você começar.

 

Terça-feira

 
Listening: selecione um áudio e ouça exaustivamente durante o dia. Separe um momento para ouvir e anotar as palavras e/ou frases que reconhece. 

 

Quarta-feira

Compreensão do listening: ouça o áudio do dia anterior junto com a transcrição e compare com as palavras e frases que você anotou. Marque algumas frases ou estruturas que você tenha dúvida e consulte a tradução ou pesquise na internet.

 
Leia a transcrição em voz alta.

 

Quinta-feira

Estude gramática e faça exercícios. Escolha algum tópico que tenha aparecido no texto ou no áudio. Se você não possuir uma gramática em casa, pesquise na internet.

 
Caso esteja começando agora, sugiro os seguintes tópicos:
  • Personal pronouns, This, that, these e those, Greetings (cumprimentos);Verbos (separe alguns verbos mais comuns que apareceram no áudio e no texto), Presente simples, Time expressions (expressões de tempo).

 

Sexta-feira

 
Faça o listening novamente, leia o texto de segunda-feira em voz alta e escreva um texto (de duas ou três frases se você for iniciante) usando o vocabulário aprendido na semana e o item gramatical (não se preocupe se o texto vai estar perfeito).
 
Use um dicionário para te ajudar a escrever.
 
Tente conversar em inglês com alguém ou grave-se falando.

 

Sábado

 
Aprenda a cantar uma música em inglês. Acompanhe com a letra para você saber como se pronuncia as palavras. Depois, se preferir, olhe a tradução da música para tirar alguma dúvida de vocabulário. A melodia da música vai te ajudar a guardar o vocabulário e a pronúncia. 
 

Domingo

 
É dia de relaxar! Assista a um filme ou vídeo curto tentando não ficar preso à legenda, e entender o que está acontecendo pelo contexto. 
Além disso, é legal ter um aplicativo para aprender inglês no celular para usar nas horas “vagas”. 
 
 

 

 
 
São Paulo / SP

12 avaliações
Graduação: Licenciatura em Letras Inglês/Português (Universidade Paulista)
Licenciada em letras português/inglês, leciono há 6 anos e me especializei no ensino de inglês para adultos. Com as aulas particulares, ofereço algo totalmente personalizado de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno! Além das aulas de inglês ofereço uma consultoria onde irei te ajudar com qualquer assunto pertinente ao idioma, como inglês para viagens, preparatórios para exames de proficiência (TOEFL, IELTS), entrevista de emprego, traduções, etc. Também emito nota fiscal, faço p ...
Gramática em Inglês , IELTS, Inglês para Preparação para Entrevista de Emprego, Inglês Básico, Inglês para TOEFL, Inglês Avançado, Tradução em Inglês
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 65 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil