IELTS: Como estudar pra prova
Por: Carolina R.
23 de Maio de 2016

IELTS: Como estudar pra prova

Inglês Geral Leitura IELTS Online General Escrita Textos Provas English

IELTS (International English Language Testing System) é uma prova de proficiência de inglês para fins acadêmicos, profissionais ou de imigração.

Existem dois tipos dessa prova, a acadêmica e a geral, e elas são específicas pra finalidade que você deseja, ou seja, se você quer estudar, tem que fazer o acadêmico, se você quer trabalhar ou imigrar, tem que fazer o geral. A diferença são as provas de leitura e escrita.

Se você pode fazer um curso para se preparar pra prova, ótimo, faça que vai valer a pena. Mas, se você não pode ou não quer, não se preocupe, existem várias fontes de informação gratuita na internet que vão te preparar pra prova.

O mais importante pra essa prova é aprender os truques pra responder as questões mais rápido, pois a prova em si não é difícil, mas manejar o tempo é fundamental.

EngVid - https://www.youtube.com/user/EnglishTeacherEmma

Pronto, agora que você já entendeu como a prova funciona, o segundo passo é praticar, praticar e praticar mais um pouquinho quando você achar que já está bom. Como o tempo é o principal pra prova, é bom fazer os simulados e marcar o tempo, pra ver como você está se saindo. Tente fazer a prova o mais rápido possível mas com bastante atenção, e lembre-se também que no dia da prova mesmo, não tem intervalo entre as provas, ou seja, será mais cansativo, e provavelmente no final da prova escrita, você já estará mais cansado, por isso leve em conta esse cansaço na hora da prática.

Explicando melhor, lembre-se que na prova de verdade, você vai gastar mais tempo do que nas práticas.

Eu achei várias provas online e foi por elas que estudei, no próprio site oficial do IELTS tem alguns simulados, mas lembre-se de treinar para as provas específicas para o academic ou general, dependendo da prova que você for fazer.


Uma outra dica muito legal que descobri, mas que só vale pra quem tem a carteirinha da biblioteca pública de Toronto é que tem livros online com dicas e provas, que dá pra fazer de casa mesmo, é só ter o login e senha da biblioteca.

Essa é a versão trial online aberta pra todos: http://takeielts.britishcouncil.org/ e caso você tenha o cartão da biblioteca é só logar e pesquisar por "Road to IELTS" ou clicar aqui.

Tem alguns outros links que outras pessoas sugeriram mas que eu não usei:
http://www.ieltsbuddy.com/

Pratique bastante, e se puder, ache um amigo/professor que saiba bem inglês para revisar seus textos e treinar para a prova falada também. Existem até fóruns onde as pessoas compartilham seu skype para praticar pra prova. Espero ter ajudado, e boa sorte!

 
R$ 95 / h
Carolina R.
São Paulo / SP
Carolina R.
5,0 (16 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 44 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês Intermediário Inglês Básico Inglês para TOEFL
Mestrado: Literatura inglesa (UNIP - Universidade Paulista)
Professora licenciada em letras português/inglês. Minhas aulas são totalmente personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil