Países que tem o inglês como segunda língua
Por: Carolina R.
17 de Junho de 2016

Países que tem o inglês como segunda língua

Inglês Turismo Fala Cultura Contexto Empresas Língua Segunda língua

Sempre falamos aqui no blog sobre a cultura inglesa e sobre a língua inglesa, frequentemente nos referindo aos países ícones do idioma: Reino Unido e Estados Unidos. O inglês, porém, atravessa várias barreiras geográficas e é uma língua nativa de muitos países, além de ser o segundo idioma oficial de vários outros. Vamos saber quais são eles no post de hoje!

 

Vamos fazer umas contas. Doze países têm o inglês como língua nativa. São eles: Austrália, Bahamas, Estados Unidos (Porto Rico também), Granada, Guiana, Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e Gales), Irlanda, Jamaica, Nova Zelândia e Trinidad.

Onze países possuem o inglês como língua oficial, mas não nativa: Botsuana, Fiji, Gâmbia, Gana, Libéria, Maurício, Nigéria, Rodésia, Serra Leoa, Uganda e Zâmbia.

Continuando a conta, ainda temos 14 países que falam inglês, mas como segundo idioma oficial: Camarões, Índia, Lesoto, Malui, Malta, Mamibia, Nauru, Filipinas, Singapura, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Tonga e Samoa Ocidental.

paises-que-falam-ingles-no-mundo-cultura-inglesa-02

Para acabar com a contabilidade, vamos citar só mais 5 países onde o inglês não é considerado língua oficial, mas possui uma certa importância no contexto do local: Quênia, Malásia, Paquistão, Sri Lanka e Sudão.

Se analisarmos os países citados acima, poderemos ver que a maioria deles foi anteriormente uma colônia inglesa (tirando a Etiópia e a própria Inglaterra, claro). Alguns deles ainda têm alguma ligação política ou econômica com órgãos e empresas inglesas, o que contribui ainda mais para a perpetuação da língua. É o chamado Mundo Anglo-Saxônico, composto por todas essas nações que partilham características históricas, políticas e culturais enraizadas ou atribuídas à influência do Reino Unido.


Mais de 700 milhões de pessoas no mundo todo falam inglês como idioma oficial ou segunda língua. Dos países que não estão na lista lá de cima, uma média de 10% da população de cada um sabe falar inglês.

Ufa! O mundo realmente fala inglês, não? O idioma ultrapassou os limites geográficos de seu país de origem e ganhou outros territórios. Esse é um dos principais motivos para aprender inglês. É uma língua que está presente em jornais, trabalhos científicos e profissões do mundo todo, que você utiliza para fazer turismo, conseguir um intercâmbio ou para ser promovido na empresa.

R$ 95 / h
Carolina R.
São Paulo / SP
Carolina R.
5,0 (16 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 44 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês para Todos os Níveis Inglês para TOEFL Correção de textos em Inglês
Mestrado: Literatura inglesa (UNIP - Universidade Paulista)
Professora licenciada em letras português/inglês. Minhas aulas são totalmente personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil